Apesar da seca, São Paulo teve chuvas acima da média em outubro: veja ranking das capitais
Porto Alegre (RS) lidera capitais com acumulado abaixo da média; Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) também têm chuvas acima da média
Dois dias antes do mês acabar, a cidade de São Paulo já superou o acumulado de chuvas para o mês de outubro neste ano. A capital paulista registrou 175,8 milímetros de chuva até esta terça-feira (29), de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) enviados a pedido da CNN.
As chuvas em São Paulo foram quase 50 milímetros acima da média histórica para o mês de outubro, iniciada em 1990. Apesar das mortes e falta de energia causadas pelos temporais na Grande São Paulo, a volta da chuva é bem vista pelos especialistas pela retomada do abastecimento de reservatórios e redução de poluentes na atmosfera.
Capitais como Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), que ficaram meses sem chuvas, registraram acumulados acima da média para o mês de outubro. A capital mineira está no topo da lista, com acumulado de 288,4 milímetros para o mês — acima da média histórica de 110,1 milímetros.
Capitais com maior acumulado de chuvas acima da média
- Belo Horizonte (MG): + 178,3 mm
- Brasília (DF): + 146,2 mm
- Goiânia (GO): + 133,7 mm
- São Paulo (SP): + 48,6 mm
- Macapá (AP): + 20,8
Outubro foi um mês de chuva abaixo da média para onze capitais. A capital gaúcha está no topo do ranking, com 62,1 milímetros até esta terça-feira (29) ante 1653, 2 milímetros na média histórica. Veja a lista:
Cidades com menor acumulado de chuvas abaixo da média
- Porto Alegre (RS): – 91,1 mm
- Salvador (BA): – 71,8 mm
- Belém (PA): – 63,4 mm
- Cuiabá (MT): – 60,6 mm
- Boa Vista (RR): – 41,3 mm
- Manaus (AM): – 35,1 mm