Apagão em SP: Procon notificará Enel por demora no restabelecimento do serviço
Depois de temporal na sexta-feira (11), cerca de 2,1 milhões de clientes da concessionária ficaram sem energia elétrica
- 1 de 18
Chuva causa estragos na capital paulista no início da noite desta sexta-feira (11) • Reprodução
- 2 de 18
Árvore interditou a Rua Martim Francisco, em Santa Cecília, região central da capital • Reprodução
- 3 de 18
Árvore caiu em rua no bairro de Mirandópolis, na Zona Sul da capital • Reprodução
-
- 4 de 18
Imagem mostra região de Pinheiros sem energia elétrica nesta desta sexta-feira (11), devido às fortes chuvas • Reprodução
- 5 de 18
Na Vila Mascote, zona sul da capital, os ventos derrubaram a entrada de um prédio residencial • Reprodução
- 6 de 18
Imagem mostra região da Cidade Jardim nesta sexta-feira (11) durante fortes chuvas • Reprodução
-
- 7 de 18
Chuva na Vila Guilherme, zona norte da capital paulista • Reprodução
- 8 de 18
Região do Brooklin, na zona sul, tem pontos sem energia elétrica • Reprodução
- 9 de 18
Imagem mostra região do Morumbi durante chuva, que está causando estragos na capital paulista, no início da noite desta sexta-feira (11) • Reprodução
-
- 10 de 18
Região da Avenida Paulista, no início da noite desta sexta-feira (11) • Reprodução
- 11 de 18
Rodovia Raposo Tavares parada devido às chuvas na capital paulista • Reprodução
- 12 de 18
Centro de Taboão da Serra, na Grande SP, ficou sem energia elétrica e com os semáforos parados, devido às fortes chuvas • Reprodução
-
- 13 de 18
Avenida Aprígio Bezerra, em Taboão da Serra, na Grande SP, teve alagamento devido às chuvas • Reprodução
- 14 de 18
Queda de árvore no Campo Limpo, em São Paulo • Reprodução
- 15 de 18
Árvore caída em cima de um veículo, em um rua do Jardim Marajoara, na zona sul de São Paulo • Marco Ambrosio/Ato Press/Estadão Conteúdo
-
- 16 de 18
Condomínio atingido por árvore na Zona Sul • Fernand Rocha
- 17 de 18
Profissionais da Enel trabalham para restabelecer a energia na Rua Catão, no bairro da Lapa • WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
- 18 de 18
Enel tenta resolver problema de apagão em São Paulo • Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
-
O Procon de São Paulo informou neste sábado (12) que vai notificar a Enel pela demora no restabelecimento dos serviços de energia elétrica nas áreas de concessão da empresa na capital paulista, após o temporal que atingiu a cidade na noite de sexta-feira (11). A empresa afirmou que não há prazo para a normalização.
Alguns clientes chegaram a receber mensagens com previsão de retomada dos serviços apenas na próxima segunda-feira (14). Questionada pela CNN, a Enel disse que a mensagem “trata-se de uma falha na programação da resposta automática do canal de atendimento pelo WhatsApp, que já foi corrigida”.
De acordo com o Procon, será solicitado à empresa a apresentação de um plano detalhado de para o enfrentamento de eventos climáticos severos. “O Procon-SP poderá ainda requisitar outros documentos, convocar reuniões presenciais e iniciar procedimentos fiscalizatórios para tratar de mais esta ocorrência grave”, diz o comunicado. A empresa terá o prazo de 48h para apresentar uma manifestação.
O Procon ainda quer saber como está sendo feito o atendimento aos consumidores, quais eventos geraram a interrupção e o que a Enel fez para retomar a distribuição de energia elétrica dentro do prazo regulamentar. O órgão também indagou sobre a quantidade de profissionais de prontidão para atender as ocorrências, e ponderou que os serviços de meteorologia já avisavam sobre possíveis eventos climáticos extremos.
No documento, o Procon lembra que em 2023 a concessionária já foi multada pelo mesmo problema e ainda pede informações sobre as medidas adotadas pela Enel desde o ano passado, quando um outro apagão causado por eventos climáticos severos deixou cidadãos sem energia por dias.
A CNN procurou a Enel sobre a notificação do Procon-SP, mas não teve retorno até o momento.
*Sob supervisão