Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Antes e depois: imagem de satélite mostra efeito devastador da chuva no RS; veja

    Material registra o impacto das enchentes na região metropolitana de Porto Alegre; nível do Guaíba passou de 5 metros

    Fábio MunhozCatarina Nestlehnerda CNN

    Em São Paulo

    Imagem de satélite captada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra o efeito devastador provocado pelas chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul.

    Veja antes e depois:

    A imagem mostra a cheia dos rios Taquari, Jacuí e Caí, que desembocam no lago Guaíba. O escoamento das águas desses rios provocou uma grande elevação do nível do Guaíba, que passou dos 5 metros. Para se ter ideia, na maior enchente registrada em Porto Alegre até então, em 1941, o nível era de 4,76 metros.

    A cheia do Guaíba, conforme mostrado pela imagem de satélite, provocou grande inundação na capital gaúcha e nos municípios vizinhos de Canoas, Eldorado do Sul e Nova Santa Rita –todas na região metropolitana.

    Diversas ruas de Porto Alegre estão submersas. O aeroporto Salgado Filho teve as operações suspensas –situação que deve ser mantida até o dia 30 de maio.

    Segundo a prefeitura da capital, mais de 7.500 pessoas já procuraram os abrigos provisórios no município. Nesta segunda, o prefeito Sebastião Melo (MDB) decretou racionamento de água na cidade. Os alagamentos afetaram o funcionamento das estações de tratamento de água, o que prejudicou o abastecimento de água potável.

    A expectativa das autoridades é que o nível do Guaíba continue acima dos 5 metros por alguns dias até que comece, lentamente, a abaixar.