Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Anastácio: Cancelar Carnaval de 2022 é agir com prudência frente à Ômicron

    No quadro Liberdade de Opinião desta sexta-feira (24), o comentarista Thiago Anastácio falou sobre a realização da folia no ano que vem diante da explosão de casos de sintomas gripais

    Tamara Nassif*da CNN*

    em São Paulo

    No quadro Liberdade de Opinião desta sexta-feira (24), o comentarista Thiago Anastácio falou sobre a realização da festa de Carnaval em 2022. Frente ao avanço da variante Ômicron do novo coronavírus, bem como ao novo surto de gripe Influenza, diversos setores têm reavaliado operações para o início do ano que vem.

    É o caso do governo da Bahia, capitaneado por Rui Costa (PT). Na manhã da última quinta-feira (23), o governador declarou, em entrevista à CNN, que realizar a folia de 2022 “seria irresponsável”. Em novembro, o estado registrava 180 pacientes de Covid-19 em leitos hospitalares; desde então, o número saltou 50%.

    A prefeitura de São Paulo também tem se movimentado: cerca de 24 blocos já foram cancelados por causa da explosão de casos de sintomas gripais.

    Diante desse cenário, o comentarista Thiago Anastácio disse considerar “prudente” o cancelamento do Carnaval do ano que vem.

    “O Carnaval, embora seja uma celebração de algo fundamentalmente católico, tomou contornos ao redor do Brasil muito multifacetados, com uma confluência de religiões e de uma riqueza que não só contagia, como faz o mundo inteiro querer vir para cá para se contagiar também. A expressão ‘contagiar’, aqui, foi de propósito”, disse Anastácio.

    O comentarista considera estarmos diante de um “grave dilema” com o avanço da Ômicron e da Influenza.

    “Governadores e prefeitos estão agindo com prudência, sabendo do risco ao tomar uma medida impopular, mas também que serão aplaudidos pela história. Já adiando o Carnaval, fica o aviso, mesmo que subliminar, para a orientação de grandes festas do Ano Novo”, declarou.

    Ele ainda disse que não há motivos para comemorações. “O Carnaval é um encontro de grande euforia e alegria. Mas não temos razão para comemorar: ainda estamos sob a égide do medo.”

    O Liberdade de Opinião teve a participação de Thiago Anastácio e Ricardo Baronovsky. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.

    As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.

    *Sob supervisão de Daniel Fernandes.