Alfabetização é um “desafio contínuo” e demanda união de entes federativos, diz professor
À CNN Rádio, Saulo Andreon afirmou que indicadores de alfabetização são perversos no Brasil


A alfabetização no Brasil é um “desafio contínuo” e que demanda ação de todos os entes federativos.
Esta é a avaliação do professor Saulo Andreon, que é coordenador do pacto pela aprendizagem no Espírito Santo e organizador de seminário que reuniu autoridades no assunto na semana passada.
À CNN Rádio, no CNN Educação, ele lembrou que os indicadores da alfabetização são perversos no Brasil.
A cada 100 crianças, quase 60 concluem este ciclo sem a proficiência adequada.
Para mudar essa situação, o professor destacou que é necessário “pensar estratégias e caminhos que cheguem, de fato, na sala de aula.”
Entre os exemplos possíveis, estão o monitoramento das avaliações, além de formação qualificada para professores e gestores educacionais.
“A responsabilidade é de todos, o grande desafio é a nossa capacidade de atuarmos juntos”, disse.
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Segundo o especialista, “o professor não pode se sentir sozinho, precisa do apoio da gestão escolar; a escola precisa de suporte da rede de ensino; o município precisa do estado” e assim sucessivamente.
Com este quadro, “a gente deixa de isolar o aluno e ele passa a ser responsabilidade coletiva, dever é nosso garantir essa aprendizagem”.
*Com produção de Isabel Campos