Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alexandre Lopes é exonerado da presidência do Inep, órgão responsável pelo Enem

    Ato publicado no Diário Oficial da União durante a madrugada exonera Lopes, que estava desde 2019 à frente do Inep

    Por Diego Freire, , da CNN, em São Paulo

    Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (26), Alexandre Ribeiro Ferreira Lopes foi exonerado da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

    A exoneração foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto. Não há, no ato, a nomeação de um substituto. 

     

    Presidente do Inep Alexandre Lopes fala sobre segurança na aplicação do Enem
    Presidente do Inep Alexandre Lopes reforça normas de segurança na aplicação do Enem (16.jan.2021)
    Foto: Reprodução / CNN

    Na mesma edição, foi publicada a exoneração do chefe de gabinete da presidência do órgão, Marcelo Silva Pontes, em portaria assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

    Servidor público federal, Alexandre Lopes, é analista de comércio exterior desde 1999. É graduado em Engenharia Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em Direito, pela Universidade de Brasília (UnB). Assumiu a presidência do Inep em 20 de maio de 2019.

    Após adiamento em virtude da pandemia, o Enem de 2020 começou a ser aplicado em janeiro de 2021, com recordes de abstenções.

    O exame, que teve novidades como a implementação do Enem Digital, foi mantido no início do 2021 em meio a pedidos para que as provas fossem novamente postergadas.

     

    Tópicos