Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alagoas tem 18 mil pessoas desalojadas e desabrigadas devido às fortes chuvas

    À CNN Rádio, o tenente-coronel Moisés Melo, que é o coordenador geral da Defesa Civil do estado, disse que a previsão é de que chuvas continuem até domingo

    Amanda GarciaIsabel Campos , São Paulo

    Além de Pernambuco, o estado de Alagoas também tem sido atingido fortemente pelas chuvas. Segundo o tenente-coronel Moisés Melo, que é o coordenador geral da Defesa Civil do estado, 18 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e 4 morreram.

    “Temos previsão de chuvas até domingo provavelmente, com pancadas de intensidade forte”, disse, em entrevista à CNN Rádio.

    Ele afirmou que o solo fica encharcado a partir de 100 milímetros de chuvas, e o nível já ultrapassou 300 milímetros. “Isso traz mais risco à população que reside nas áreas de encosta nos municípios, as defesas civis municipais estão orientadas a retirar a população das áreas de risco.”

    Até o momento, são 35 municípios alagoanos em situação emergencial.

    “A competência é do município para dar o primeiro passo, porque ele que sabe onde há risco, onde que alaga, há risco de deslizamentos, precisa acionar o plano de contingência e acionar todos os órgãos competentes.”

    Todo a faixa litorânea, zona da mata e a capital Maceió foram atingidos, mas o tenente-coronel destaca que não foi necessário usar forças de outros estados até aqui.

    De acordo com ele, uma vez que a chuva pare, “em até um mês os municípios estarão prontos para retomar a normalidade”.

    Tópicos