Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Afrofuturismo vai além de um movimento de resistência, diz Ale Santos

    Roteirista e especialista em storytelling sobre o assunto comentou a importância da representação de negros na arte em entrevista ao CNN Nosso Mundo

    Ale Santos, roteirista, especialista em storytelling sobre Afrofuturismo
    Ale Santos, roteirista, especialista em storytelling sobre Afrofuturismo Reprodução CNN

    Da CNN Brasil

    O Afrofuturismo é um termo que passou a ser usado para definir um movimento cultural que se manifesta no campo da literatura, do cinema, da fotografia, da moda, da arte e da música.

    Para falar sobre o assunto, o CNN Nosso Mundo deste sábado (26) recebe Ale Santos, roteirista e especialista em storytelling sobre Afrofuturismo.

    “Ele surge como um movimento social e uma ação política de artistas negros. Ele, basicamente, traz a perspectiva negra, sob os aspectos da estética e da ancestralidade, para as discussões da ciência, ficção científica e tecnologia”, explicou.

    “Tudo isso para produzir narrativas que questionam a sociedade e colocam o negro em um futuro que ele nunca antes foi imaginado estar”, complementou.

    Ale Santos pontua também que “todas as histórias são importantes, inclusive as histórias de dor. Mas o problema é que histórias de negros são só histórias de dor. Precisamos de mais histórias de sucesso e felizes”.

    O escritor comentou, então, sobre a importância da arte para isso. “O entretenimento é muito poderoso. Lá, podemos reconstruir a sensação de pertencimento do nosso povo”, destacou.

    Para saber mais sobre o assunto, assista ao programa no canal 577 e pelo YouTube da CNN Brasil.

    O CNN Nosso Mundo é exibido aos sábados, a partir das 23h45.

    (publicado por Tiago Tortella, da CNN)