Aeroporto Santos Dumont terá voos reduzidos a partir deste domingo (1º)
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a redução aconteceu para atender uma diretriz definida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil
A partir deste domingo (1º), o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, terá seus voos reduzidos. Como consequência, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, terá aumento na frequência de voos.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a redução aconteceu para atender uma diretriz definida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério de Portos e Aeroportos, que estabeleceu um limite máximo de 10 milhões de passageiros atendidos no Aeroporto Santos Dumont até o final de 2023.
A diminuição de voos será feita de forma gradual até dezembro. Em setembro, a frequência de decolagens no Santos Dumont foi de 5.028. A partir de outubro, será de 3.939. Até dezembro, chegará a 3.628.
Por outro lado, além do aumento da frequência de voos, o Galeão será ponto de partida para novos destinos até o final deste ano, quando passará dos atuais 34 para 44 destinos atendidos.
Ainda em outubro, o Galeão ganha oito destinos novos: Porto Seguro (BA), Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC), Campina Grande (PB), Roma (Itália) e Frankfurt (Alemanha).
Novas restrições em 2024
No início do ano que vem, o Aeroporto Santos Dumont terá mais restrições de voos.
A partir de 2 janeiro de 2024, o aeroporto só terá voos para um raio de até 400 quilômetros. Poderão decolar aeronaves rumo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, de Vitória (ES) e da Pampulha, na cidade de Belo Horizonte (MG).
A mudança foi oficializada pelo governo federal em agosto deste ano em atenção a uma demanda do Estado do Rio de Janeiro e da prefeitura da capital fluminense.