Adutora rompe na Pavuna, zona norte do Rio, alaga ruas e interrompe fornecimento de água para moradores
Rompimento ocorreu na manhã deste sábado (30); normalização do abastecimento está prevista para o fim da tarde
Uma adutora localizada na Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro, rompeu na manhã deste sábado (30) e alagou diversas ruas do bairro e de São João de Meriti, município vizinho da região. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
Segundo a Águas do Rio, concessionária responsável pela adutora rompida, o vazamento ocorreu em uma tubulação de grande porte na rua Sargento Fernando Fontes. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram ruas alagadas em torno do “chafariz” formado pela água:
Por conta do acidente, o fornecimento de água precisou ser interrompido na região, com normalização prevista somente para o fim da tarde.
Ainda segundo a empresa, equipes atuam no local para fazer o reparo emergencial da tubulação. Em nota, a concessionária também orientou os clientes a reservarem água de cisternas e caixas d’água para a realização de atividades prioritárias durante o período.
De acordo com informações da Defesa Civil do município, não houve domicílios impactados. Também não há registro de feridos.
Procurada pela CNN, a Secretaria Municipal de Conservação informou que enviou uma equipe ao local a fim de eliminar o bolsão d’água e fazer a limpeza e desobstrução do sistema de drenagem, que ficou cheio de detritos levados pela força do rompimento da adutora.
A Secretaria Municipal de Saúde também foi acionada, e enviou uma equipe de cinco profissionais da Atenção Primária da região para dar suporte às demandas, além de auxiliar nas orientações relacionadas à saúde.
A Companhia de Limpeza Urbana, em nota, informou que deslocou garis para o local a fim de dar apoio na limpeza das vias. A Guarda Municipal também atua na região, com foco na fluidez do trânsito.
A Fundação Rio-Águas foi acionada de forma preventiva, mas informou que não foi necessário deslocar maquinários para atuar no caso.