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    Acidente em Vinhedo (SP) é o 5º pior da história envolvendo ATR 72

    Maior acidente da história com o modelo se deu em janeiro do ano passado, no Nepal, e deixou 72 mortos

    Danilo Moliternoda CNN

    A queda do ATR-72 matrícula PS-VPB em Vinhedo, na sexta-feira (9), que deixou 62 mortos, é o quinto pior acidente da história envolvendo o modelo da fabricante franco-italiana. Os dados são compilados pela consultoria Aviation Safety Network.

    O ATR-72 é um turboélice comercial bimotor de médio porte e asas altas cujo primeiro voo se deu em 1988. De lá para cá, foram registrados 403 ocorrências envolvendo a aeronave, sendo 66 acidentes e 532 mortes. Houve 40 episódios com perda total do avião.

    No Brasil, até hoje, houve 33 ocorrências. Até o acidente do voo 2283, que ia de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP), não havia registros de mortes entre eles.

    O maior acidente da história com o modelo se deu em janeiro do ano passado, na cidade de Pokhara, no Nepal, com a queda da aeronave operada pela Yeti Airlines. A queda do ATR 72-500 — mesmo modelo do avião da Voepass que caiu em Vinhedo — deixou 72 mortos.

    A primeira ocorrência em que há registro de fatalidades envolvendo a aeronave é a queda de um ATR 72-212, da American Eagle, próximo a Roselawn, nos Estados Unidos, em outubro de 1994. Foram perdidas 68 vidas.

    A configuração padrão do ATR 72-500 conta com 68 assentos. Outras possibilidades tem de 64 até 74 assentos.

    Maiores acidentes envolvendo o ATR 72

    1. Janeiro de 2023: ATR-500, Yeti Airlines, Pokhara (Nepal) – 72 mortes
    2. Novembro de 2010: ATR 72-212, Aerocaribbean, próximo a Guasimal (Cuba) – 68 mortes
    3. Outubro de 1994: ATR 72-212, American Eagle, próximo a Roselawn (EUA) – 68 mortes
    4. Fevereiro de 2018: ATR 72-212, Iran Aseman Airlines, Yasuj (Irã) – 66 mortes
    5. Agosto de 2024: ATR 72-500, Voepass, Vinhedo (Brasil) – 62 mortes

    A aeronave em questão é um modelo consagrado e bem-sucedido no mercado.

    O ATR 72-500 é amplamente utilizado na aviação regional, sendo ideal para distâncias médias e com capacidade para transportar entre 50 e 90 passageiros, dependendo da configuração.

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