‘A pandemia vai nos ensinar o que o outro representa’, diz Vik Muniz
Segundo o artista, neste momento de crise em meio à pandemia de Covid-19, a arte pode ser “uma chance para se observar a vida"
O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (2) entrevistou o artista plástico Vik Muniz, que analisou como em um momento dramático da pandemia de Covid-19 no Brasil o poder da arte pode servir para superar tempos de crise.
Segundo Muniz, “a arte é uma interface entre mente e mundo” e, neste momento de crise em meio à pandemia de Covid-19, ela pode ser “uma chance para se observar a vida”.
A pandemia vai nos ensinar o que o outro representa
Vik Muniz
Para o artista, o isolamento social necessário para evitar a disseminação do novo coronavírus trouxe uma nova dinâmica à sociedade e limitou ações humanas neste período. Segundo Muniz, além da questão da saúde, “a pandemia nos tirou a interatividade com o mundo”.
Apesar da falta de interação em público, segundo o artista, a arte pode ser usada neste momento para ajudar a humanidade a lidar com a pandemia e, então, superar a crise. “O homem está sempre atrás de versões da realidade”, afirmou.
A arte é um ambiente para diálogo fora de nós mesmos
Vik Muniz
Fotógrafo, pintor e escultor, Vik Muniz é conhecido internacionalmente pelo trabalho que reúne diferentes técnicas.
O artista tem uma forte atuação na área social. Ele é o diretor-geral da Escola do Vidigal de Arte e Tecnologia para moradores da comunidade do morro do Vidigal, no Rio de Janeiro.
Ele foi entrevistado por Lia Bock, Thais Herédia e Débora Freitas, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.
A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.
Publicado por Guilherme Venaglia