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    65% dos alunos buscam currículo flexível para o ensino médio, mostra pesquisa do Todos pela Educação

    Pesquisa aponta que muitos jovens brasileiros desejam ter uma formação técnica

    Bianca Camargoda CNNCamilla Sales , São Paulo

    Uma pesquisa realizada a pedido da ONG “Todos pela Educação”, em parceria com o Datafolha, ouviu jovens de 14 a 16 anos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, sobre o Novo Ensino Médio para compreender o que eles pensam da estrutura curricular do ensino a partir do modelo de escola desejado.

    A maioria dos estudantes, cerca de 65%, querem um ensino flexível, em que possam se aprofundar em disciplinas do interesse ou até mesmo fazer curso técnico no Ensino Médio. Os outros 35% preferem uma escola com as mesmas disciplinas para todos os alunos.

    Para o diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, a pesquisa traz um retrato de que muitos jovens brasileiros desejam ter uma formação técnica profissional ao longo do ensino médio, “quanto mais o Brasil conseguir desenhar um modelo de Ensino Médio e implementar o modelo que permita o jovem estudar e fazer o curso técnico de forma integrada, melhor, a muita demanda para isso e é muito importante para o para educação brasileira e para o futuro do nosso país”, afirma Corrêa.

    Pesquisa foi realizada com jovens de 14 a 16 anos que ingressaram no ensino médio no Brasil em 2024/ Reprodução CNN

    “Então, sair de um modelo tradicional como era antes, em que todos os jovens faziam as mesmas disciplinas e ir para o modelo como um novo Ensino Médio atual em que o estudante pode aprofundar em algumas disciplinas ou fazer um curso técnico é o desejo desses ingressantes do ensino médio”, diz Gabriel Corrêa.

    Mais de 80% dos alunos disseram que, se pudessem escolher aprofundar os estudos em disciplinas de interesse, escolheriam apenas uma área do conhecimento. Já 15% decidiram por duas áreas.

    Pesquisa ouviu mais de 400 alunos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. / Reprodução CNN

    Os alunos têm mostrado que esse novo modelo de ensino pode ser positivo para o futuro profissional, como é o caso da Sara Pereira de 15 anos, que estuda em uma escola estadual de São Paulo. Para ela poder fazer um curso técnico, já com o ensino médio abre portas na hora de buscar emprego “porque saindo do Ensino Médio agora a gente vai poder sair com um técnico, então a gente pode colocar alguma coisa no nosso currículo”, afirma a estudante.

    “A nossa escola, ela já vem introduzindo a gente com alguns assuntos sobre o itinerário, então eles explicam bastante como que isso vai funcionar na nossa escola. A gente tem tutores, então eles também têm esse trabalho de acompanhar no geral assim o ensino médio as matérias. Elas têm sido bem dinâmicas”, diz Sara.

    Sobre o novo Ensino Médio, 53% dos alunos da escola pública e 50% da escola privada disseram não ter conhecimento. Outros 27% da pública e 37% da privada disseram tomar conhecimento, mas saber mais ou menos. Um número muito pequeno ainda, 8% da pública e 4% da privada, disseram estar bem informados sobre esta nova configuração de ensino.

    / Reprodução CNN

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