Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    37% dos portugueses associam turismo e belezas naturais quando pensam no Brasil

    Outros 15% referem-se a símbolos da cultura brasileira como samba, futebol e carnaval

    Bandeira brasileira é vista na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro
    Bandeira brasileira é vista na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro Viviane Moos/Corbis via Getty Images

    Ingrid Oliveirada CNN

    em São Paulo

    Um levantamento feito em agosto deste ano pelo Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe) mostrou que 37% dos portugueses associam turismo e belezas naturais quando pensam no Brasil — com menções a praias, calor e férias.

    Em segundo lugar é citada a cultura brasileira e as festividades.15% dos entrevistados referem-se a símbolos do Brasil, como samba, futebol e carnaval.

    Em seguida, o terceiro conjunto de associações traz à tona os problemas sociais do Brasil, como violência e criminalidade (7%).

    Quando questionados como os cidadãos de Portugal veem o Brasil, 53% dos entrevistados responderam que um destino turístico, 32% disseram que como um país irmão, e 3% enxergam o Brasil como um parceiro comercial.

    A pesquisa ouviu 800 pessoas com mais de 18 anos de cada país.

    Cerca da metade dos entrevistados de ambos os países tem conhecimento do Bicentenário da Independência — 48% dos brasileiros e 49% dos portugueses.

    Por outro lado, quando se trata da representação que os brasileiros têm sobre Portugal, a primeira diz respeito à relação histórica e econômica entre os países (21%).

    Quase empatando com o primeiro grupo de referências, Portugal surge como um país de oportunidades e qualidade de vida (19%) para os brasileiros. Um terceiro grupo de menções destaca o país europeu como destino turístico (16%), com menções às belezas e cidades específicas, como Lisboa e Porto.

    A culinária portuguesa ficou em 4º lugar, com 11%; seguida da cultura com 6%.

    Outros 10% disseram ver Portugal como um país irmão e 8% como um parceiro comercial.