1,45 milhão de clientes permanecem sem energia após temporal em SP, diz Enel
Segundo a companhia, por volta das 20h de ontem (11), a forte chuva afetou o fornecimento a 2,1 milhões de clientes
Neste sábado (12), cerca de 1,45 milhão de clientes da Enel, distribuidora de energia elétrica em São Paulo e região metropolitana, permanecem sem luz em seus imóveis.
Segundo a companhia, por volta das 20h de ontem (11), a forte chuva afetou o fornecimento a 2,1 milhões de clientes. Até o momento, 650 mil tiveram o serviço restabelecido.
Na Avenida do Rio Pequeno, na zona oeste de São Paulo, uma árvore de grande porte caiu sobre um veículo e acabou atingindo a fiação elétrica, dificultando o trabalho dos técnicos da empresa. Os moradores permanecem sem energia.
A ligação elétrica também não foi restabelecida em partes da Vila Mariana. A ceramista e empresária Renata Kosugi relatou à CNN já está há mais de 12 horas no escuro.
“Ontem eu cheguei em casa bem naquele momento da chuva mais forte, umas 20h. Eu cheguei na porta do prédio, já estava sem luz, porque a portaria é eletrônica e eu fiquei presa pra fora, porque o prédio estava fechado e já não tinha luz, então eu precisei ligar pra um vizinho abrir pra mim”, relatou.
“Fiquei em casa assim, com vela, até agora de manhã, agora já passam das 9h30 e ainda nem sinal de voltar a energia”, concluiu Renata.
Plano de emergência
A Enel diz que acionou um plano de emergência e conta com aproximadamente 800 equipes nas ruas. Ao longo do dia, 2,5 mil técnicos devem ser mobilizados.
Ao todo, foram fornecidos 500 geradores para pontos considerados críticos. A companhia também afirmou que conta com dois helicópteros percorrendo as linhas de alta tensão para localizar problemas em áreas de difícil acesso.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou que, no início desta manhã, apenas 0,19% dos semáforos da capital paulista estava inoperante por causa da queda de energia provocada pelo temporal.
Temporal e ventania
Durante a tempestade ocorrida na noite da última sexta-feira (11), a cidade de São Paulo foi atingida por ventos de 107,6 km/h, de acordo com informações da Defesa Civil estadual. Segundo o órgão, foi a ventania mais forte registrada na capital paulista desde 1995.
As fortes chuvas da noite de ontem provocaram estragos em toda a Grande São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre meia-noite e 8h deste sábado (12), o órgão recebeu 142 chamados para queda de árvores. Diversos bairros ficaram sem energia elétrica.
No Campo Limpo, na zona sul da capital, uma pessoa morreu depois de ter sido atingida por uma árvore que caiu com a ventania.
No interior, ao menos três pessoas e um cachorro morreram depois da queda de um muro em Bauru, a cerca de 330 quilômetros da capital paulista.