seg - sex
Apresentação
Ao vivo
A seguir
A coroação do rei Charles III marca um novo e desafiador período para a família real britânica. Em todo o mundo, existem atualmente 42 monarquias, mas que, mesmo as que resistiram às muitas mudanças de regime ao longo do tempo, perderam parte da força que costumavam ostentar.
Charles III é o 12° monarca britânico, considerando a união de Inglaterra e Escócia, em 1707. Até agora, muita coisa mudou, inclusive o poder exercido pelo Reino Unido em relação a outras nações.
“Até 100 anos atrás, mais ou menos, a Inglaterra era o país dominante no mundo. Recentemente, ela perde esse posto para os EUA. Então há todo um imaginário em relação a isso. Há, durante muito tempo, um poderio britânico nas diversas partes do mundo, tando que se dizia que é o local onde o sol nunca se punha”, destaca André Roberto de Arruda Machado, professo de História da Unifesp.
As atribuições de um rei ou rainha variam de acordo com o local e o momento histórico. O Reino Unido já foi absolutista, como é a Arábia Saudita ainda hoje, por exemplo, onde o rei exerce o poder de forma independente e superior aos demais órgãos de Estado.