Xô, frizz! Saiba como lidar com a franja no dia a dia
Recentemente, a cantora Ana Castela disse ter se arrependido ao apostar no novo corte de cabelo
Recentemente, a cantora Ana Castela, 20, mudou de visual e mostrou o novo corte de cabelo com uma franja mais curta.
Pouco tempo depois, a artista entrou na brincadeira de fãs e internautas que a compararam com o personagem Beiçola, de “A Grande Família”, a influenciadora Menina Veneno e a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, que também apostava no modelo na década de 1980.
“Não tenho palavras, só arrependimentos”, disse Ana nas redes sociais, acrescentando que precisaria de um tempo, tanto para se acostumar com o madeixas mais curtinhas, quanto para aprender a arrumá-la.
Franja: uma relação de amor e ódio?
Apesar de valorizar o rosto, potencializar os fios e transformar o visual, a franja é, por muitas vezes, problemática. Quando não se sabe ao certo a maneira correta de estilizá-la, o penteado pode acordar bagunçado, com frizz e pontas reviradas.
Para auxiliar na missão de manter as madeixas ordenadas, a CNN ouviu o hairstylist Rudi Werner sobre as melhores dicas e cuidados necessários.
Segundo ele, quando o assunto é franja, seja em cabelos crespos, cacheados, ondulados ou lisos, a lavagem a seco pode ser uma ótima opção, desde que seja usada como alternativa para momentos emergenciais.
“Independentemente da franja ou do tipo de fio, a lavagem com shampoo a seco jamais irá substituir a lavagem no banho. Para casos de ‘emergência’, pode ser uma boa aliada, considerando que a franja tende a ficar mais oleosa com mais facilidade, já que está em contato direto com a pele”, explica.
Secar com ar quente ou frio?
Na hora da secagem com o uso do secador, usar o ar quente ou frio depende da forma como planeja ser modelada.
“Para uma modelagem bem tradicional, com as pontas alinhadas e curvadas para dentro, o secador deve vir por cima dos fios. Já para quem quer o visual mais despojado, com o caimento mais lateral, por exemplo, vale usar o acessório de baixo para cima e para os lados, simulando o movimento que você quer dar aos fios”, sinaliza.
Rudi também garante que as famosas escovas modeladoras, queridinhas no mercado de beleza, podem auxiliar nos dias mais corridos. “Principalmente para quem tem dificuldade em manusear a escova e o secador ao mesmo tempo”.
Bobes, uma técnica antiga
Apesar de ser uma técnica antiga, usar bobes também garante que os fios permaneçam alinhados por mais tempo, especialmente por não submetê-los à exposição do calor. “A dica aqui é usar um spray fixador para aumentar a durabilidade do efeito”, recomenda o cabeleireiro.
Vale ainda manter os cuidados ao usar leave-in, ou seja, finalizadores sem enxágues ou mousses. “Para casos específicos nas franjas, não se pode pesar a mão ou os fios ficarão ainda mais oleosos. Por isso, opte por versões mais fluídas e use pouca quantidade do produto na área”.
5 dicas para quem tem franja
- Mantenha o corte sempre em dia: a franja tende a perder o corte dentro de 30 ou 40 dias, então, a visita ao cabeleireiro deve ser mais frequente que o habitual;
- Evite passar a mão: é comum que a pessoa com franja queira ajeitá-la o tempo inteiro, mas isso prejudica a saúde dos fios e deixa o cabelo com aspecto oleoso mais rápido;
- Priorize o formato do seu rosto no lugar de tendências: algumas pessoas querem seguir tendências e optam por cortes que não valorizam a própria beleza. Acima de qualquer trend, valorize seus traços naturais;
- Evite fontes de calor: quem tem franja, normalmente, quer modelar os fios diariamente. Lance mão de bobes, dedinho e outras alternativas que não levam fontes de calor, para evitar danificar o seu cabelo;
- Se as fontes de calor forem necessárias, use sempre protetor térmico.