Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Sustentabilidade e cultura são tendências para indústria de decoração

    Novo lançamento da Artefacto se inspira em Roma e traz a atemporalidade da arquitetura da cidade

    Marina Toledoda CNN

    Um novo estudo da consultoria Tendere Pesquisa e Soluções Criativas, encomendado pela Eucatex e divulgado no começo de março, projeta que sustentabilidade e valorização das culturas estão entre as principais tendências para a indústria moveleira, de arquitetura e decoração de 2025.

    A nova coleção da Artefacto, assinada por Patricia Anastassiadis, vai nessa linha. A coleção Arcanum é inspirada em Roma, conhecida como a cidade eterna, e a linha traz elementos marcantes da arquitetura e história da cidade em suas peças.

    “Eu sempre busco no mobiliário e em tudo que eu trabalho a atemporalidade. Acho que por isso que a relação com a cidade está tão forte dentro de projeto. É uma coleção que reverencia a arquitetura da cidade. A ideia foi justamente trazer essa relação arquitetônica para o mobiliário”, explicou Patricia.

    “A gente fala muito de sustentabilidade na arquitetura e vestuário. Na minha opinião, o que é sustentável é você não descartar. É tudo aquilo que você consegue usar por um longo tempo. Não é abrir mão de qualidade e da beleza, mas não ter essa compulsão de consumir e descartar”, completou.

    Um exemplo da influência da arquitetura romana nas peças é o banco Hipos, composta por um anfiteatro, esculpido em pedra maciça.

    Banco Hipos, da coleção Arcanum da Artefacto • CNN

    Segundo a arquiteta, a Arcanum, assim como as demais coleções que lançou como diretora criativa da Artefacto, busca “atravessar o tempo” homenageando o passado.

    Patrícia destacou o trabalho artesanal presente na linha, gerando uma exclusividade das peças. Um exemplo é mesa Lux, trabalhada na marcheteria com granito.

    Mesa da coleção Arcanum, da Artefacto • Barbara Gandolfi

    Tópicos