SP: programação gratuita para o Dia Internacional das Mulheres
No dia 8 de março, espaços da capital paulista e região oferecerem atividades de graça para mulheres
Para comemorar o dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, museus, parques e outros lugares em São Paulo e região terão nesta sexta-feira (8) programações especiais e gratuitas, muitas delas exclusivas para mulheres.
A data celebra as conquistas das mulheres ao longo dos últimos séculos, mas também convida à reflexão sobre os graves problemas, como a violência de gênero, que existem no mundo.
Veja algumas das atividades para celebrar a data.
Hopi Hari
O parque de diversões está oferecendo entrada gratuita para mulheres durante todo o mês de março. A condição é que ela esteja acompanhada de um pagante, sendo ele mulher ou não. A cortesia é adquirida diretamente nas catracas, sem necessidade de agendamento.
O Hopi Hari fica localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, em Vinhedo, São Paulo, e funciona de sexta a segunda-feira das 11h às 19h. Os ingressos custam de R$ 85 a R$ 105 e podem ser adquiridos no site oficial e na bilheteria física, localizada no parque.
Masp
No Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), a entrada será gratuita para todas as visitantes do museu. Além disso, elas podem desfrutar de outros benefícios, como desconto na loja física e on-line e na adesão do programa Amigo Masp.
O museu é considerado museu mais importante do Hemisfério Sul, com cerca de 10.000 peças de artistas de todo o mundo. Atualmente, está em cartaz a exposição “Gran Fury: arte não é o bastante”, que apresenta as campanhas gráficas do coletivo de arte homônimo, conhecido pelas práticas de ativismo artístico das décadas de 1980 e 1990.
Na sala de vídeo, é possível conferir a mostra “Masi Mamani / Bartolina Xixa”, que exibe os vídeos de uma série de performances da artista argentina. Ainda, pode ser visitada a exposição de acervo do Masp.
O espaço fica localizado na avenida Paulista, 1578.
Shopping Cidade São Paulo
A programação do espaço terá Flash Tattoo. O cadastro será feito pelo site oficial a partir de quarta-feira (6) e a ação acontecerá no piso 2, ao lado do restaurante Pecorino.
Além disso, haverá uma programação musical composta apenas por artistas mulheres. O shopping fica localizado na avenida Paulista, 1230.
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Aline Motta, conhecida por produzir obras que reconfiguram memórias, em especial as afro-atlânticas, conduzirá uma visita guiada pelo acervo do museu, a partir de obras de artistas que deixaram sua marca na história da arte afro-brasileira.
O Museu Afro Brasil fica localizado no Parque do Ibirapuera e a visita acontecerá na sexta-feira (8), às 16h. As inscrições devem ser feitas aqui.
Cinemateca Brasileira
De 6 a 17 de março, fica em cartaz no espaço a mostra “Cineastas, Substantivo Feminino”, dedicada a uma programação que destaca produções de diretoras de cinema.
A seleção dos filmes ajuda a compreender a história da sétima arte, as contribuições das mulheres e como as personagens femininas foram retratadas pelas cineastas entre os anos 1940 e 1980.
Entre os filmes exibidos, estão “Tramas do entardecer”, de Maya Deren e Alexander Hammid, um influente filme do cinema de vanguarda; e “Cléo das 5 às 7”, de Agnès Varda, diretora conhecida como uma das principais figuras da história do cinema.
A Cinemateca fica localizada no Largo Senador Raul Cardoso, 207, na Vila Mariana. A entrada é gratuita e a programação completa pode ser conferida no site oficial.