Refugiada iraquiana conquista o mundo da moda com camisetas de futebol bordadas
Diana Al Shammari, conhecida como "The Football Gal", atraiu a atenção de marcas como Puma e personalidades como Joe Jonas
Camisetas de futebol ganham um toque fashion nas mãos de Diana Al Shammari, 27 anos, mais conhecida como The Football Gal (A Garota do Futebol, em português).
A artista chamou a atenção do mundo depois que seu trabalho de customização de camisetas de futebol com bordados rendeu uma parceria com a Puma, em 2020, na qual personalizou três camisetas em tributo a Renascença e a cultura da moda italianas.
Mais recentemente, suas peças viraram parte do guarda-roupa de Joe Jonas, da banda Jonas Brothers, em suas performances.
Diana nasceu no Iraque, viveu a guerra de 2003, antes de se tornar refugiada e se mudar para o Egito em 2005 e depois para os Estados Unidos. Atualmente ela mora em Londres, de onde comanda seu e-commerce de camisetas bordadas.
O interesse dela pelo bordado começou como hobby, que sempre considerou uma forma de arte muito fascinante.
“Meu trabalho surgiu do meu amor pela criatividade e de sempre incorporar o futebol em tudo que faço. O futebol, quando eu era mais jovem, era uma grande distração do caos que acontecia ao meu redor”, conta Diana para a CNN.
“E o que me atraiu nas camisas de futebol foi o senso de identidade que elas trazem e ver um grupo de torcedores vestindo um uniforme reforça isso.”
Segundo ela, a razão pela qual decidiu personalizá-las e embelezá-las foi para mostrar que, dentro dos grupos, as pessoas também têm suas próprias identidades e individualidades.
Diana começou a trabalhar com esse tipo de personalização de camisetas em 2017 e começou a comercializar as peças em 2018, com o aumento da procura.
“Não tenho certeza de quem é a primeira pessoa famosa a usar uma de minhas peças”, diz Diana. “No caso do Joe Jonas, o estilista dele me procurou porque Joe gostou do meu trabalho e queria que eu fizesse algumas peças para ele.”
Entre as camisetas favoritas de Diana está a da Seleção do Brasil de 2014, além do Inter Miami de 2022/24 e da Seleção do Japão em 2022.
“Meus planos para o futuro próximo é continuar fazendo o que estou fazendo. Continuar elevando as camisas de futebol e trabalhar com mais marcas, clubes e pessoas influentes no mundo do futebol, música e moda”, diz Diana.