Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Qual é a origem do Dia das Crianças no Brasil?

    Data nasceu há 100 anos por uma iniciativa legislativa, mas se consolidou graças à força do comércio; entenda

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN

    O Dia das Crianças, celebrado no Brasil em 12 de outubro, é uma data que, além de promover momentos de alegria para os pequenos e coincidir com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, tem uma história bastante curiosa e comercial por trás.

    A ideia de criar um dia específico para homenagear as crianças surgiu há 100 anos, na década de 1920, quando o Brasil sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, em 12 de outubro de 1923.

    Naquela ocasião, o deputado federal Galdino do Valle Filho apresentou um projeto de lei que instituía a data como o dia Dia das Crianças. A proposta foi sancionada pelo então presidente Artur Bernardes, e o Brasil foi um dos primeiros países a adotar essa celebração oficialmente.

    No entanto, a data ficou adormecida por vários anos, sem grandes comemorações. Foi somente na década de 1960 que o Dia das Crianças começou a ganhar força e se popularizou graças a uma estratégia de marketing.

    A fabricante de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, realizou uma campanha publicitária chamada “Semana do Bebê Robusto”, impulsionando o comércio e consolidando o Dia das Crianças como uma data importante no calendário do varejo brasileiro.

    Com a participação de mais empresas, a “Semana do Bebê Robusto” logo evoluiu para a “Semana da Criança”. Foi nesse momento que os fabricantes optaram por unificar a comemoração em um só dia.

    Desta maneira, foi resgatado o decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924 e, desde então, 12 de outubro se tornou a data oficial para celebrar os pequenos por todo o Brasil.

    Mas por que a data é comemorada em 12 de outubro?

    Em 1923, durante o congresso mencionado preliminarmente, que reuniu especialistas em infância e líderes políticos de várias nações, Galdino do Valle Filho teve a inspiração para criar o Dia das Crianças. Coincidentemente, o evento aconteceu no próprio 12 de outubro.

    E ao redor do mundo?

    O Brasil tem uma data própria, mas a celebração do Dia das Crianças também acontece em outros países. A ONU (Organização das Nações Unidas), por exemplo, criou o Dia Universal da Criança em 20 de novembro de 1959, com o objetivo de conscientizar sobre os direitos das crianças em todo o mundo, sendo essa a data em que a Declaração dos Direitos da Criança foi aprovada.

    Diversos países, como Japão, Portugal, Estados Unidos e Índia, também comemoram a data em ocasiões diferentes, mas com focos semelhantes: promover o bem-estar, a educação e os direitos das crianças.

    Origem do 12 de outubro • Pexels

    Impacto no comércio

    Assim como outras datas comemorativas, como o Natal e o Dia das Mães, o Dia das Crianças é um dos principais eventos do ano para o comércio. As empresas de brinquedos, vestuário e eletrônicos lançam campanhas promocionais que atraem milhares de consumidores, tornando o mês de outubro especialmente movimentado nas lojas físicas e on-line.

    O limite de gasto de 82% dos brasileiros é de R$ 250 para presentear os pequenos neste Dia das Crianças, de acordo com a Hibou, empresa de pesquisa sobre consumo.

    Para 52% dos brasileiros, o planejamento financeiro deste ano inclui gastar menos na comemoração, sem abrir mão de celebrar a data.

    Já 17% afirmaram que, apesar das dificuldades econômicas, manterão a tradição, enquanto 22% disseram que seus gastos serão os mesmos dos anos anteriores.

    Tópicos