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    Quadro feito pelos quatro Beatles no Japão foi vendido por R$ 8,3 milhões

    Pintura foi vendida na casa de leilões Christie's em Nova York no dia 1º de fevereiro

    Radhika Maryada CNN

    Durante o verão de 1966, os Beatles estavam no meio de uma turnê na qual fizeram cinco shows em apenas três dias na famosa arena Nippon Budokan do Japão — mas quando não estavam se apresentando, eles estavam escondidos na suíte presidencial do Tokyo Hilton criando uma obra de arte que ficou conhecida como “Images of a Woman”.

    Essa pintura, considerada por alguns especialistas como a única obra de arte feita em conjunto pelos quatro Beatles (ou pelo menos assinada pelos quatro), foi vendida na casa de leilões Christie’s em Nova York no dia 1º de fevereiro.

    Estima-se que “Images of a Woman” valha algo entre US$ 400 mil e US$ 600 mil e “cristaliza um momento mágico na história dos Beatles”, disse Casey Rogers, especialista da Christie’s, durante uma entrevista por telefone.

    Seu preço de venda final foi quase três vezes o valor máximo dessa estimativa – US$ 1.744.000 (cerca de R$ 8,3 milhões).

    “É uma raridade ter uma obra em papel fora de seu catálogo musical que seja (uma) relíquia física, um objeto tangível com contribuições de todos os quatro Beatles”, disse Rogers sobre a pintura. “É uma memorabilia, é uma obra de arte, atrai provavelmente um grupo muito maior de colecionadores… É uma narrativa maravilhosa.”

    Como “Images of a Woman” foi criada?

    Segundo a história, os quatro passaram cerca de 100 horas no Japão durante sua turnê de 1966.

    Fora das apresentações (e com exceção de dois casos em que Paul McCartney e John Lennon escaparam com membros de sua comitiva para aventuras turísticas em Tóquio), o grupo permaneceu em seu quarto de hotel a mando das autoridades locais que estavam preocupadas com sua segurança.

    A visita da banda ao país atraiu fãs e manifestantes – houve relatos de ameaças de nacionalistas japoneses, incluindo alguns irritados com uma banda de rock ocidental tocando em uma arena considerada um lar espiritual para artes marciais.

    Um visitante presenteou-os com alguns materiais de arte, de acordo com o comunicado de imprensa da Christie’s. A banda logo se envolveu em torno de uma mesa, com uma folha em branco de papel de arte japonesa no meio e uma luminária centralizada em cima dela.

    Cada Beatle sentou-se num canto, pintando algo diferente. Gravações do álbum que se tornaria “Revolver” tocavam ao fundo.

    O fotógrafo Robert Whitaker, representado pelo empresário da banda Brian Epstein, esteve presente para capturar o grupo trabalhando. “Nunca os vi mais calmos ou mais contentes do que neste momento”, observou ele, segundo o comunicado da Christie.

    Os Beatles não eram estranhos às artes visuais. Lennon frequentou a escola de artes e McCartney também estudou o assunto. Tanto George Harrison quanto Ringo Starr desenharam “frequentemente e com muito talento”, acrescentou o comunicado de imprensa da Christie’s.

    Cada canto da pintura reflete um toque pessoal, com muita variedade de formas, cores e até tintas utilizadas.

    A parte de Harrison, que usa pinceladas mais escuras e com aparência mais raivosa, parece se espalhar ao máximo em seu canto, enquanto a área de Starr é menor e de desenho animado. Tanto Lennon quanto McCartney trabalharam principalmente em acrílico, observou a Christie’s, enquanto Harrison e Starr confiaram mais em aquarela.

    E então, no centro, onde antes ficava a lâmpada, estão as assinaturas.

    Os Beatles nunca deram um título oficial à sua pintura, mas ela ficou conhecida como “Images of a Woman” no final dos anos 1980, quando “um jornalista japonês pensou que podia ver os órgãos genitais femininos no quadrante de Paul”, segundo a Christie’s.

    “Tudo depende muito de quem vê, não é?” disse Rogério. “Não era necessariamente a intenção da pintura tal como estava sendo feita. Acho que foi mais fluido, foi mais livre e apenas os membros se expressaram.”

    “É realmente interessante que tenha tido outras interpretações ao longo do tempo e provavelmente continuará a ter outras interpretações.”

    Após sua conclusão, a pintura foi adquirida por Tetsusaburo Shimoyama, um executivo da indústria do entretenimento que era então presidente do fã-clube dos Beatles em Tóquio. Em 1989, foi comprado pelo dono da loja de discos Takao Nishino, informou o The Atlantic em 2012, quando Nishino, por sua vez, colocou “Images of a Woman” em leilão.

    Nishino guardou, durante alguns anos, a peça debaixo da cama, segundo a revista.

    Depois que Nishino decidiu se separar da pintura, ele disse ao The Atlantic: “Originalmente, pensei que seria melhor mantê-la como uma peça da herança cultural do Japão; nunca saiu do solo japonês em 46 anos. Mas o fenômeno dos Beatles foi e continua sendo global.”

    O apelo duradouro dos Beatles

    A Beatlemania continuou nas décadas desde que a banda se separou e, como observou Rogers, “eles nunca saem das manchetes”. O interesse na música da banda, na vida dos seus membros e nas suas contribuições para a cultura pop desempenha um grande papel no seu apelo “perene”, disse ela.

    “Nós até os vimos nos noticiários recentemente (no mês passado) com a ajuda da IA”, disse ela, acenando para o lançamento de “Now and Then”, uma música há muito inacabada e agora concluída usando inteligência artificial.

    “Images of a Woman” fez parte da “venda excepcional” da Christie’s, um leilão anual realizado em Nova York, Londres e Paris.

    “São obras-primas, muitas vezes objetos raros e únicos com importância histórica”, disse Rogers, que observou que a pintura dos Beatles estava em leilão junto com outras recordações do rock and roll, bem como belas obras de arte, artefatos relacionados a esportes e muito mais.

    Embora não seja amplamente celebrado, nem mesmo conhecido, “Images of a Woman” foi o resultado único de um momento particular da carreira da banda. No final de agosto de 1966, menos de dois meses depois de deixar o Japão, os Beatles fizeram seu último show — apesar de uma apresentação no telhado em 1969 — no Candlestick Park de São Francisco, encerrando uma turnê rigorosa e mudando seu foco para o trabalho de estúdio.

    “Eu acho que o quadro é realmente um reflexo daquelas 100 horas que eles passaram juntos… provavelmente uma das últimas vezes em que sentaram juntos, para refletir, para não terem horários que os exigissem em qualquer outro lugar além do Budokan para seus shows”, disse Rogers.

    “E talvez, ao mesmo tempo, tenha sido uma libertação durante este bloqueio”, observou ela. “Apenas esta grande saída criativa para eles.”

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