“Picape lifestyle”: Entenda a tendência para 2024, segundo o Pinterest
Cada vez mais pessoas devem abraçar o estilo de vida off-road e a vontade de viver uma aventura; veja lugares para aproveitar durante os feriados do ano que vem
Em 2024, cada vez mais pessoas devem abraçar o estilo de vida “off-road”, com uma picape na estrada de terra e a vontade de viver uma aventura. A análise é do relatório de tendências divulgado pelo Pinterest.
A busca na plataforma de fotos por “equipamentos para aventura de carro” aumentou em 110%.
Também subiram as buscas por “acampamento off-road” (mais de 90%), “rodas off-road” (mais de 70%) e “carro off-road” (mais de 40%), e também por “picape” (mais de 80%).
Confira a lista organizada pela CNN Viagem & Gastronomia de destinos nacionais para passar os feriados de 2024, e se inspire a desbravar as estradas de terra do Brasil:
Os melhores destinos para aproveitar os feriados de 2024
Ano-novo (1º de janeiro)
O primeiro dia do ano cai em uma segunda-feira e é também o primeiro feriado. De quebra, coincide com o ápice do verão para nós, brasileiros, o que torna o litoral do país um destino recorrente nessa época. Um dos mais procurados, junto com lugares como Rio de Janeiro e Salvador, é Recife.
A capital pernambucana oferece a combinação perfeita de praia, cultura e boa gastronomia. A pouco mais de vinte minutos de carro do centro do Recife, vale dar um pulo em Olinda, cidade vizinha que é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Outra alternativa ali pertinho é João Pessoa, a capital da Paraíba. Não tão badalada quanto Recife – ao menos por hora – a cidade anunciou aquele que é considerado o maior complexo turístico planejado do Nordeste, o Polo Turístico Cabo Branco.
Para quem está de olho na outra ponta do mapa, uma opção é Balneário Camboriú. Com acesso pelo Aeroporto de Navegantes, a 33 quilômetros dali, ou por Florianópolis, distante 80 quilômetros, a cidade catarinense está repleta de restaurantes à beira-mar, praias tranquilas e outras perfeitas para quem busca agito, além de atrações para toda com a família.
Carnaval (13 de fevereiro)
Seja em busca de folia ou de sossego, não importa: Carnaval é um dos períodos de viagem favoritos dos brasileiros – apesar de não possuir uma lei que o considere feriado nacional.
Quem escolhe Salvador não encontra só trio elétrico, já que a cidade pulsa uma rica herança cultural, seja nas ladeiras do centro histórico ou nas ilhas da Baía de Todos os Santos.
No Rio de Janeiro, a Marquês de Sapucaí divide as atenções dos turistas com pontos turísticos de tirar o fôlego.
De norte a sul do país, há ainda boas opções em que a calmaria é a protagonista.
Sexta-feira Santa (29 de março)
A semana é santa, mas somente a sexta-feira é feriado. E quem não pode se dar ao luxo de tirar mais dias de folga, uma viagem mais curta próxima a grandes centros pode cair como uma luva. Então que tal explorar os hotéis fazenda no eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais?
Quem tem alguns dias a mais pode aproveitar para conferir o período da colheita na Serra Gaúcha. A época da vindima, que vai de janeiro a março, oferece aos visitantes experiências únicas em torno da uva e do vinho.
O período do ano também é ótimo para quem quer visitar as Cataratas do Iguaçu, que é quando as temperaturas estão mais agradáveis e a vazão das quedas d’água seguem volumosas ainda pela influência do período de chuvas.
Dia do Trabalhador (1º de maio)
Pois é, em 2024 o Dia do Trabalhador cairá em uma quarta-feira. Para quem procura espairecer, a solução pode ser uma viagem ao melhor estilo bate-e-volta. É possível conhecer cidades próximas a muitas capitais que guardam belas paisagens, atividades histórico-culturais, hospedagens acolhedoras e uma gastronomia típica de dar água na boca.
Entre elas estão desde os municípios que fazem parte do Circuito das Frutas em São Paulo até a pacata Pirenópolis, a 150 quilômetros de Brasília, com suas ruas de pedras e casarões cheios de história.
E, para quem tem a sorte de estar por terras fluminenses, uma possibilidade é Búzios, o mais charmoso balneário da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, com ótimos programas para uma visita rápida.
Corpus Christi (30 de maio)
Ainda que não seja um feriado nacional, o Corpus Christi é celebrado por todo o país sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa. E quem consegue emendar com o fim de semana, já que cai em uma quinta-feira, tem a possibilidade de fazer um roteiro um pouco mais longo.
Uma dica é aproveitar a época para visitar um dos cinco parques nacionais preferidos pelos turistas. Entre eles estão o da Serra da Bocaina, entre o Vale do Paraíba paulista e o litoral sul do Rio de Janeiro, e o da Tijuca, na capital fluminense.
A data também coincide com uma das melhores épocas para se visitar Brasília. É quando a capital federal está com o clima ameno e menos chuvoso, ideal para quem quer conhecer a cidade que vai além da política e que reúne arquitetura, lazer e boa gastronomia.
O período também é propício para quem cogita desbravar os encantos do interior de Minas Gerais, como o Parque Estadual do Ibitipoca. Localizado no sudoeste de Minas, no município de Lima Duarte, é de fácil acesso para quem chega pelo aeroporto de Juiz de Fora, a cerca de 90 quilômetros dali.
Proclamação da República (15 de novembro)
Eis uma das poucas possibilidades de descanso extra no segundo semestre. A celebração da Proclamação da República será em uma sexta-feira, o que pode ser um ótimo motivo para conhecer Alter do Chão, vilarejo paraense banhado pelo Rio Tapajós.
É no período conhecido como “verão amazônico”, que compreende os meses de agosto e dezembro, que as águas baixam e suas belíssimas praias de rio surgem em plenitude.
Nesse distrito de Santarém, cidade que recebe voos diretos de algumas capitais brasileiras, o visitante encontra ainda passeios pela natureza, pousadas charmosas e comidas típicas saborosas.
A própria capital do estado, Belém, é uma opção de turismo para o feriado: em alguns poucos dias dá para se ter um gostinho da riqueza arquitetônica, da história e da gastronomia da cidade.
Natal (25 de dezembro)
Quando se fala em destino de Natal, é difícil encontrar cidade que supere Gramado. A cada ano, a cidade da Serra Gaúcha recebe cerca de 2 milhões de turistas com uma série de atrações temáticas, como shows, apresentações teatrais e, claro, decoração típica por todo canto.
Aos que buscam uma viagem mais com a cara do verão, a nova Rota Turística Verde Azul contempla as mais de 2 mil praias e ilhas deslumbrantes entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro só esperando para serem descobertas.
*Publicado por Fernanda Pinotti, com informações de Fábio Galib, em