Padrão ou estereótipo? IA cria versões de mulheres mais atraentes de cem países
A empresa StyleSeat usou o Midjourney para gerar imagens que mostrassem o padrão de beleza feminina de 100 nações
Depois de usuários do Reddit compartilharem imagens de como um programa de inteligência artificial generativa percebe o padrão de beleza masculina em diferentes partes do mundo, é a vez das mulheres.
A StyleSeat, marketplace americano para profissionais de beleza, decidiu usar o Midjourney, um gerador de imagens de IA, para mostrar “mulheres bonitas” – as aspas usadas pela própria empresa.
O maior desafio, segundo a StyleSeat, foi criar um prompt, as instruções ou perguntas dadas ao modelo de IA para obter uma resposta, livre de vieses, que pudesse efetivamente guiar a IA para gerar consistentemente as imagens esperadas.
“É importante entender que a ‘compreensão’ da IA, derivada de dados de entrada humana, reflete as perspectivas humanas. Portanto, não estamos comparando a percepção da IA com a percepção humana, mas explorando se a IA pode replicar os diversos padrões de beleza interpretados pelos humanos em todo o mundo”, explica a empresa.
O resultado são 100 imagens representando mulheres de diferentes países.
“Elas mostram uma variedade de mulheres com pequenas variações com base em seu país de origem”, analisa Jessica Stewart, historiadora da arte, para o site My Modern Met. “Curiosamente, Midjourney parece preferir uma aparência natural, e a maioria das mulheres aparece com o mínimo de maquiagem e joias.”
Jessica também ressalta que, apesar de não haver muita variação nos tipos físicos – todas as mulheres são magras- é possível notar as diferenças étnicas. Segundo ela, pode-se supor que as imagens produzidas por Midjourney representam um padrão de beleza estereotipado singular encontrado em um determinado país.
As outras imagens podem ser conferidas no site da StyleSeat.