Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Padaria japonesa usa IA e cria “pão do amor” para jovens avessos ao romance

    A padaria mais antiga do país, Kimuraya, se uniu à empresa japonesa de eletrônicos NEC Corp para produzir pães com sabores de diferentes fases do amor

    Os cinco sabores do "pão do amor"
    Os cinco sabores do "pão do amor" Divulgação/NEC

    Saki Toida CNN

    Qual é o gosto do amor? A resposta provavelmente depende de para quem você pergunta.

    Alguns podem dizer que é agridoce, ou, como chocolate, meio amargo. Outros podem descrevê-lo como deliciosamente decadente, como um cupcake doce. De qualquer forma, uma rede de padarias no Japão está usando a tecnologia para descobrir as respostas.

    A padaria mais antiga do país, Kimuraya, se uniu à empresa japonesa de eletrônicos NEC Corp para produzir o que chama de “Ren AI Pan” – que se traduz como “pão do amor feito por IA”.

    NEC e Kimuraya afirmam que o novo produto, que vem em cinco sabores, capta a essência dos sentimentos que muitos de nós associamos ao amor.

    É aqui que as coisas ficam divertidas. De acordo com comunicado divulgado pelas duas empresas, a NEC utilizou sua tecnologia de IA para analisar conversas de um reality show de namoro na TV, bem como músicas que incluem referências a frutas e doces em suas letras.

    Através desta análise, identificaram cinco sentimentos do romance: encontro fatídico, primeiro date, ciúme, coração partido e amor mútuo. A padaria então supostamente fez sua mágica para transformar esses sentimentos em vários sabores de pão fofo cozido no vapor.

    Quer um pedaço? O pão é vendido em supermercados da região japonesa de Kanto e na loja online da Kimuraya Bakery.

    Como encontrar o sabor do amor

    Quanto ao que levou a esta combinação incomum, parece que ambas as marcas enfrentaram um desafio semelhante: como aumentar o seu apelo entre as gerações mais jovens de japoneses.

    Através de pesquisas de mercado, Kimuraya descobriu que um número crescente de jovens afirma não estar interessado em ter relacionamentos românticos. Apesar desta tendência, ainda existia entre os jovens uma forte vontade de sair para um encontro, apaixonar-se e encontrar um companheiro.

    Reconhecendo esta lacuna, a empresa decidiu criar o “AI Love Bread”, que recria os sabores do romance para evocar sentimentos de estar apaixonado a cada mordida – na verdade, inspirando-os a injetar algumas dessas sensações nas suas vidas pessoais.

    A NEC afirma que utilizou duas tecnologias de IA para o projeto: “NEC Enhanced Speech” para converter fala em texto e “NEC Data Enrichment” para gerar pontuações emocionais a partir de dados de texto.

    O pão "Tears of Heartbreak" é aromatizado com cidra de maçã e uvas.
    O pão “Tears of Heartbreak” é aromatizado com cidra de maçã e uvas. / Divulgação/NEC

    Usando essas informações, a IA selecionou ingredientes que representam as emoções associadas ao amor.

    Para conseguir material para trabalhar, eles realizaram uma “análise de conversas” usando 15 horas de imagens extraídas de um reality show japonês chamado “Today I Fell In Love”.

    A partir daí, a IA converteu as conversas em texto, colocando cada uma em uma das cinco categorias: encontro fatídico, primeiro date, ciúme, coração partido e amor mútuo

    Em seguida, a IA extraiu as letras de aproximadamente 35 mil músicas relacionadas ao amor e à comida de um banco de dados japonês. A IA foi então usada para atribuir “pontuações emocionais” às conversas e letras para criar um mapa visual que combinasse os diferentes estágios do amor com alimentos e sabores específicos.

    O pão “Encontro Fatídico” é aromatizado com algodão doce, que representa a emoção doce e arejada das primeiras pontadas de amor. “Ciúme” tem gosto de batata doce roxa, óleo de trufas e passas.

    Completando os demais pães, “Primeiro Encontro” traz toques cítricos, como casca de limão e laranja, e “Amor Mútuo” é uma mistura agridoce de mel, pêssego e fruta do dragão.

    Embora estes conceitos de pão tenham sido criados pela tecnologia, ainda existia uma necessidade de participação humana.

    “A seleção dos ingredientes foi feita por IA, mas nosso papel era transformá-los em pão”, disse Yuki Kitazawa, desenvolvedor da padaria Kimuraya. “Prestamos atenção às cores usadas para expressar visualmente emoções românticas e buscamos uma aparência vibrante e pop para o ‘Love Bread’.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original