Marina Abramović vem ao Brasil para lançar obra aberta ao público
Artista sérvia desembarca em Pernambuco no próximo sábado (3)


A artista sérvia Marina Abramović virá ao Brasil no próximo sábado (3) para inaugurar a obra de arte “Generator”, que é a primeira criação dela a ser instalada em espaço ao ar livre e aberto ao público no país.
O lançamento será feito na Usina de Arte, em Água Preta, na zona da mata sul de Pernambuco, e faz um convite às conexões humanas por meio da energia dos minerais.
A obra fará parte do acervo permanente do espaço.
Semelhante a um muro gigante de três metros de altura, por dois metros e meio de largura, além de 25 metros de comprimento, a obra ainda contará com 12 conjuntos de três almofadas de quartzo rosa feitas em Minas Gerais.
Esses conjuntos serão aplicados na obra para que o público encoste a cabeça, coração e estômago nas pedras — conhecidas por transmitirem calma e clareza.
“Generator” dá continuidade a reflexões provocadas pela artista a partir de materiais da natureza que, para ela, podem ser instrumentos da cura humana, em especial, a partir de suas pesquisas com pedras e cristais brasileiros, executadas desde os anos 1980.
- 1 de 8
Semelhante a um muro gigante de três metros de altura, por dois metros e meio de largura, além de 25 metros de comprimento, a obra ainda contará com 12 conjuntos de três almofadas de quartzo rosa (ainda não foram aplicados nestas imagens; conteúdo será atualizado em breve) • Foto: Andréa Rêgo Barros (@aregobarrosfoto)
- 2 de 8
Obra "Generator" está instalada em área recém-expandida do Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte, no alto de uma colina, de forma a fazer o público peregrinar até ela • Foto: Andréa Rêgo Barros (@aregobarrosfoto)
- 3 de 8
"Generator" dá continuidade a reflexões provocadas pela Abramovic a partir de materiais da natureza • Foto: Andréa Rêgo Barros (@aregobarrosfoto)
-
- 4 de 8
Cristais na obra "Generator", de Marina Abramovic • Foto: Andréa Rêgo Barros (@aregobarrosfoto)
- 5 de 8
Cristais na obra "Generator", de Marina Abramovic • Foto: Andréa Rêgo Barros (@aregobarrosfoto)
- 6 de 8
Cristais na obra "Generator", de Marina Abramovic • Foto: Andréa Rêgo Barros (@aregobarrosfoto)
-
- 7 de 8
Marina Abramovic participa do Harper's Bazaar Women of the Year Awards 2023 no Claridge's Hotel, em Londres, Reino Unido, em 7 de novembro de 2023 • Foto: Dave Benett/ Getty Images for Harper's Bazaar
- 8 de 8
Marina Abramovic como Maria Callas se apresentando no palco da Ópera Nacional Inglesa em 02 de novembro de 2023, em Londres, Inglaterra • Foto: John Snelling/Getty Images
A obra também faz referência a uma performance de Abramović feita com o ex-marido e artista alemão Ulay na Muralha da China em 1988, na qual eles percorreram a estrutura para se encontrar em um mesmo ponto em determinado momento.
Após 30 anos da performance, em 2022, foi lançado o filme “Marina Abramovic & Ulay: No Predicted End”, no qual os ex-casal e ex-parceiros de arte Marina e Ulay conversam pela primeira vez sobre vida, relacionamento, trabalhos e legado.
A obra “Generator” está instalada em uma área recém-expandida do Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte, no alto de uma colina, de forma a fazer o público peregrinar até ela.
“Neste momento de turbulenta história humana, vivemos uma época de guerras, violência, pobreza e aquecimento do nosso planeta. O rápido desenvolvimento técnico nos afastou da natureza e perdemos a capacidade de usar a intuição, a telepatia e de lembrar os nossos sonhos”, comenta Abramović.
“Perdemos nosso centro espiritual. A função de ‘Generator’ não é ser apenas uma escultura. Destina-se à interação pública com os cristais e a sua energia, na esperança de restaurar a nossa capacidade de nos conectarmos com a natureza através da quietude e da presença no aqui e agora”, completa.
Usina de Arte
A Usina de Arte conecta arte, cultura e meio ambiente, a partir de um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico Botânico.
Nele, estão instaladas mais de 40 obras e instalações de diversos artistas. Dentre elas, em 2021, destacou-se “Diva”, uma espécie de vulva de 33 metros de comprimento criada pela artistas visual Juliana Notari.
Na época de inauguração, “Diva” foi destaque no noticiário nacional e internacional. Notari destacou que sua intenção era “questionar a relação entre natureza e cultura em nossa sociedade ocidental falocêntrica e antropocêntrica”.
A Usina de Arte ocupa uma área de 40 hectares onde funcionou a Usina Santa Terezinha, maior produtora de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950.
O grupo responsável pelo espaço reúne mais de 40 membros de segmentos variados da comunidade da Usina Santa Terezinha, sendo viabilizado a partir do apoio de pessoas físicas e jurídicas.