Looks mais marcantes do tapete vermelho da história do Oscar
97ª edição da premiação acontece no próximo domingo (2), em Los Angeles, nos Estados Unidos
- 1 de 12
Audrey Hepburn com vestido Givenchy no Oscar de 1954 • Bettmann/Getty Images
- 2 de 12
Em 1986, Cher usou uma criação do designer Bob Mackie • Vinnie Zuffante/Getty Images
- 3 de 12
Whoopi Goldberg usando um vestido de lantejoulas pretas com assinatura de Nolan Miller • John Barr/Liaison/Getty Images
-
- 4 de 12
Nicole Kidman e Tom Cruise durante a 69ª edição do Oscar • Barry King/WireImage
- 5 de 12
Whitney Houston no Oscar de 1999 com vestido Valentino Haute Couture • Jeff Kravitz/FilmMagic/Getty Images
- 6 de 12
Gwyneth Paltrow no Oscar de 1999 • Getty Images
-
- 7 de 12
Em 2001, Bjork usou um icônico vestido de cisne durante a premiação • Jeffrey Mayer/Kevin Mazur/WireImage
- 8 de 12
Halle Berry se tornou a primeira mulher negra a ser premiada na categoria de "Melhor Atriz" no Oscar em 2002 • SGranitz/WireImage/Getty Images
- 9 de 12
Lupita Nyong'o no Oscar de 2015 • Jason Merritt/Getty Images
-
- 10 de 12
Em 2018, Rita Moreno repetiu look usado no Oscar de 1962 • Eric McCandless via Getty Images
- 11 de 12
Zendaya na 94ª edição do Oscar em 2022 • Emma McIntyre/Getty Images
- 12 de 12
Emma Stone no tapete vermelho do Oscar 2024 • Arturo Holmes/Getty Images
-
Além de se consagrar como a premiação de maior prestígio na indústria cinematográfica, o Oscar também é o momento ideal para que celebridades mundiais atravessem o tapete vermelho com looks icônicos de designers renomados.
No próximo domingo (2), o Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos, recebe a 97ª edição da cerimônia do evento, que neste ano conta com a participação brasileira. Além de Fernanda Torres, 59, que disputa a estatueta de Melhor Atriz por sua atuação como Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, o longa de Walter Salles também concorre ao título de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Para entrar no clima de esquenta, a CNN recorda abaixo algumas composições que ficaram marcadas na história.
Audrey Hepburn – 1954
Impossível começar a lista sem citar Audrey Hepburn que, em 1954, recebeu o seu primeiro Oscar de “Melhor Atriz” pela atuação em “A Princesa e o Plebeu”.
Para marcar presença na cerimônia, a atriz elegeu um vestido da Givenchy com textura florida, saia rondada, decote canoa e a cintura marcada – uma das principais tendências da década.

Cher – 1986
Outra produção que ganhou os holofotes foi a de Cher, em 1986. A artista usou uma criação do designer Bob Mackie que, por anos, foi responsável por vestir a cantora.
O visual “showgirl” era composto por uma saia e top – ambos bordados – incluindo um quimono e um acessório (no estilo carnavalesco) de plumas na cabeça.

Whoopi Goldberg – 1991
Na premiação de 1991, Whoopi Goldberg surgiu usando um vestido de lantejoulas pretas com assinatura de Nolan Miller, garantindo total glamour.
A atriz, inclusive, venceu a categoria de “Melhor Atriz Coadjuvante” pelo filme “Ghost”.

Nicole Kidman – 1997
Para o tapete vermelho de 1997, Nicole Kidman desfilou um vestido da coleção de alta-costura da Dior, desenvolvido por John Galliano. A peça, avaliada em 2 milhões de dólares, é considerada uma das mais caras da história do Oscar.

Whitney Houston – 1999
No ano de 1999, a cantora Whitney Houston fez uma apresentação memorável durante o Oscar. Na época, ela cantou a canção “When You Believe”, trilha sonora do filme “O Príncipe do Egito”, ao lado de Mariah Carey. A faixa levou a categoria de “Melhor Canção Original”.
Quanto ao look, a artista apostou em um vestido Valentino Haute Couture na cor branca, de seda, com correntes de cristal na altura do busto.

Gwyneth Paltrow – 1999
Em 1999, Gwyneth Paltrow superou a brasileira Fernanda Montenegro e venceu a categoria de “Melhor Atriz” por sua performance em “Shakerspeare Apaixonado”.
No tapete vermelho da premiação, a atriz surgiu usando um vestido rosinha bebê de Ralph Lauren que ainda é muito lembrado entre as fashionistas.

Bjork – 2001
Assinado pelo designer Marjan Pejoski, o vestido de cisne de Bjork rendeu muitos comentários durante a premiação. Aliás, até hoje a peça ainda é referenciada.
Na época, a cantora chegou a ser criticada pela mídia. No entanto, sua ideia era fazer uma piada durante o evento marcado por sua formalidade.

Halle Berry – 2002
Em 2002, Halle Berry se tornou a primeira mulher negra a ser premiada na categoria de “Melhor Atriz” no Oscar. Assim como a estatueta, o vestido também se tornou inesquecível.
O modelo Elie Saab vinho trazia uma parte de cima com tule bordado. Para completar, a peça contava com uma cauda longa e mais volumosa.
A composição está exposta desde o último ano no Academy Museum of Motion Pictures, basicamente o Museu do Oscar.

Lupita Nyong’o – 2015
Em 2015, o vestido usado por Lupita Nyong’o virou assunto nas redes sociais. A peça Calvin Klein foi idealizada pelo designer brasileiro Francisco Costa, com mais de 6.000 pérolas.
Vale dizer também que, dois dias após a cerimônia, o figurino foi roubado no hotel que ela esteve hospedada. Por sorte, o vestido foi reavido e o item entrou para a história da premiação.

Rita Moreno – 2018
Em 2018, durante a 90ª edição do Oscar, Rita Moreno garantiu todos os flashes quando fez a sua aparição na cerimônia usando o mesmo look utilizado em 1962 – ano em que se consagrou com a estatueta de “Melhor Atriz Coadjuvante” por “Amor, Sublime Amor”.

Zendaya – 2022
Provando ser um dos principais nomes da cena fashion da nova geração, Zendaya fez sucesso na edição ao escolher um conjunto Valentino Couture. O look era composto por uma camisa branca cropped de seda e uma saia prata com lantejoulas. A combinação foi inspirada na produção de Sharon Stone para o Oscar de 1998.

Emma Stone – 2024
Em 2024, Emma Stone se consagrou com a estatueta de Melhor Atriz por sua atuação em “Pobres Criaturas”. Para a ocasião, a estrela apostou em um vestido da Louis Vuitton sem alças, com corpete no estilo espartilho, cintura bem marcada e saia longa sereia. A peça foi desenhada pelo estilista Nicolas Ghesquiere, diretor artístico da coleção feminina da etiqueta.
