Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Looks mais marcantes do tapete vermelho da história do Oscar

    97ª edição da premiação acontece no próximo domingo (2), em Los Angeles, nos Estados Unidos

    Caroline Ferreirada CNN

    Além de se consagrar como a premiação de maior prestígio na indústria cinematográfica, o Oscar também é o momento ideal para que celebridades mundiais atravessem o tapete vermelho com looks icônicos de designers renomados.

    No próximo domingo (2), o Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos, recebe a 97ª edição da cerimônia do evento, que neste ano conta com a participação brasileira. Além de Fernanda Torres, 59, que disputa a estatueta de Melhor Atriz por sua atuação como Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, o longa de Walter Salles também concorre ao título de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

    Para entrar no clima de esquenta, a CNN recorda abaixo algumas composições que ficaram marcadas na história.

    Audrey Hepburn – 1954

    Impossível começar a lista sem citar Audrey Hepburn que, em 1954, recebeu o seu primeiro Oscar de “Melhor Atriz” pela atuação em “A Princesa e o Plebeu”.

    Para marcar presença na cerimônia, a atriz elegeu um vestido da Givenchy com textura florida, saia rondada, decote canoa e a cintura marcada – uma das principais tendências da década.

    Audrey Hepburn no Oscar de 1954
    Audrey Hepburn no Oscar de 1954 / NBCU Photo Bank/NBCUniversal via Getty Images

    Cher – 1986

    Outra produção que ganhou os holofotes foi a de Cher, em 1986. A artista usou uma criação do designer Bob Mackie que, por anos, foi responsável por vestir a cantora.

    O visual “showgirl” era composto por uma saia e top – ambos bordados – incluindo um quimono e um acessório (no estilo carnavalesco) de plumas na cabeça.

    Cher na premiação do Oscar em 186
    Cher na premiação do Oscar em 1986 / Bettmann/Getty Images

    Whoopi Goldberg – 1991

    Na premiação de 1991, Whoopi Goldberg surgiu usando um vestido de lantejoulas pretas com assinatura de Nolan Miller, garantindo total glamour.

    A atriz, inclusive, venceu a categoria de “Melhor Atriz Coadjuvante” pelo filme “Ghost”.

    Whoopi Goldberg no Oscar de 1991
    Whoopi Goldberg no Oscar de 1991 / Ron Galella/Ron Galella Collection via Getty Images

    Nicole Kidman – 1997

    Para o tapete vermelho de 1997, Nicole Kidman desfilou um vestido da coleção de alta-costura da Dior, desenvolvido por John Galliano. A peça, avaliada em 2 milhões de dólares, é considerada uma das mais caras da história do Oscar.

    Nicole Kidman e Tom Cruise no Oscar de 1997
    Nicole Kidman e Tom Cruise no Oscar de 1997 / Barry King/Liaison/Getty Images

    Whitney Houston – 1999

    No ano de 1999, a cantora Whitney Houston fez uma apresentação memorável durante o Oscar. Na época, ela cantou a canção “When You Believe”, trilha sonora do filme “O Príncipe do Egito”, ao lado de Mariah Carey. A faixa levou a categoria de “Melhor Canção Original”.

    Quanto ao look, a artista apostou em um vestido Valentino Haute Couture na cor branca, de seda, com correntes de cristal na altura do busto.

    Whitney Houston durante o Oscar de 1999
    Whitney Houston durante o Oscar de 1999 / Jeff Kravitz/Getty Images

    Gwyneth Paltrow – 1999

    Em 1999, Gwyneth Paltrow superou a brasileira Fernanda Montenegro e venceu a categoria de “Melhor Atriz” por sua performance em “Shakerspeare Apaixonado”.

    No tapete vermelho da premiação, a atriz surgiu usando um vestido rosinha bebê de Ralph Lauren que ainda é muito lembrado entre as fashionistas.

    Gwyneth Paltrow vence Oscar de 1999
    Gwyneth Paltrow vence Oscar de 1999 / Jim Smeal/Ron Galella Collection via Getty Images

    Bjork – 2001

    Assinado pelo designer Marjan Pejoski, o vestido de cisne de Bjork rendeu muitos comentários durante a premiação. Aliás, até hoje a peça ainda é referenciada.

    Na época, a cantora chegou a ser criticada pela mídia. No entanto, sua ideia era fazer uma piada durante o evento marcado por sua formalidade.

    Bjork no Oscar de 2001
    Bjork no Oscar de 2001 / Ron Galella Collection/Getty Images

    Halle Berry – 2002

    Em 2002, Halle Berry se tornou a primeira mulher negra a ser premiada na categoria de “Melhor Atriz” no Oscar. Assim como a estatueta, o vestido também se tornou inesquecível.

    O modelo Elie Saab vinho trazia uma parte de cima com tule bordado. Para completar, a peça contava com uma cauda longa e mais volumosa.

    A composição está exposta desde o último ano no Academy Museum of Motion Pictures, basicamente o Museu do Oscar.

    Halle Berry no Oscar de 2002
    Halle Berry no Oscar de 2002 / Getty Images

    Lupita Nyong’o – 2015

    Em 2015, o vestido usado por Lupita Nyong’o virou assunto nas redes sociais. A peça Calvin Klein foi idealizada pelo designer brasileiro Francisco Costa, com mais de 6.000 pérolas.

    Vale dizer também que, dois dias após a cerimônia, o figurino foi roubado no hotel que ela esteve hospedada. Por sorte, o vestido foi reavido e o item entrou para a história da premiação.

    Lupita Nyong'o no Oscar de 2015
    Lupita Nyong’o no Oscar de 2015 / Christopher Polk/Getty Images

    Rita Moreno – 2018

    Em 2018, durante a 90ª edição do Oscar, Rita Moreno garantiu todos os flashes quando fez a sua aparição na cerimônia usando o mesmo look utilizado em 1962 – ano em que se consagrou com a estatueta de “Melhor Atriz Coadjuvante” por “Amor, Sublime Amor”.

    Rita Moreno no Oscar de 2018
    Rita Moreno no Oscar de 2018 / Eric McCandless/Getty Images

    Zendaya – 2022

    Provando ser um dos principais nomes da cena fashion da nova geração, Zendaya fez sucesso na edição ao escolher um conjunto Valentino Couture. O look era composto por uma camisa branca cropped de seda e uma saia prata com lantejoulas. A combinação foi inspirada na produção de Sharon Stone para o Oscar de 1998.

    Zendaya no Oscar de 2022
    Zendaya no Oscar de 2022 / Jeff Kravitz/FilmMagic/Getty Images

    Emma Stone – 2024

    Em 2024, Emma Stone se consagrou com a estatueta de Melhor Atriz por sua atuação em “Pobres Criaturas”. Para a ocasião, a estrela apostou em um vestido da Louis Vuitton sem alças, com corpete no estilo espartilho, cintura bem marcada e saia longa sereia. A peça foi desenhada pelo estilista Nicolas Ghesquiere, diretor artístico da coleção feminina da etiqueta.

    Emma Stone no tapete vermelho do Oscar 2024
    Emma Stone no tapete vermelho do Oscar 2024 • Arturo Holmes/Getty Images

    Fernanda Torres é indicada ao Oscar 2025

    Tópicos