Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Laços, corsets e vestidos marcam a atual tendência de moda romântica “Coquette”

    Novo estilo bombou em redes sociais como Instagram e TikTok e traz cada vez mais adeptos; à CNN, consultora de moda explica mais sobre a trend

    Hailey Bieber, Sabrina Carpenter e Vanessa Hudgens são adeptas da tendência "Coquette"
    Hailey Bieber, Sabrina Carpenter e Vanessa Hudgens são adeptas da tendência "Coquette" Reprodução/ Instagram

    Nicoly Bastospara a CNN Brasil

    São Paulo

    Um estilo delicado, romântico e carregado de atributos da feminilidade vem ganhando destaque em redes sociais como o Instagram e o Tiktok: o estilo “Coquette”. Com roupas e acessórios marcados por laços, rendas, babados e cores neutras e suaves, a nova tendência conquistou famosas e grandes marcas do mundo da moda.

    Nas redes sociais, as influenciadoras da moda têm compartilhado suas interpretações desse estilo, criando uma verdadeira onda de inspiração. Predominam looks como corsets, vestidos fluidos que lembram camisolas ou até próximos a vestidos típicos de princesas, além de laços por todo o lugar.

    Artistas e influenciadoras como Sabrina Carpenter, Vanessa Hudgens, Hailey Bieber, Camri Hewie e Tammy fazem sucesso nas redes com looks que remetem ao estilo.

    Peças “Coquette” em alta entre celebridades / Reprodução/ Vanessa Hudgens// Reprodução/ Sabrina Carpenter// Reprodução Camri Hewie// Reprodução/Tammy

    A tendência surgiu em 2023, e ganhou força um pouco depois do “Barbiecore”, estilo que se popularizou durante o lançamento do live-action de Barbie. Tal moda fez muito uso do rosa e de saias e vestidos.

    O “Coquette” segue a feminilidade (uma construção social sobre o que se espera da forma de agir e se vestir de uma mulher), mas tem suas particularidades em relações a outras tendências.

    De acordo com Gabi Rosa, consultora de moda e estilo, é uma tendência que também abraça o sensual, com transparências e rendas, mas sem deixar a delicadeza como ponto principal.

    “É um estilo que já existe há muito tempo, mas que foi repaginado com esse nome específico e um toque de sensualidade agregado. É possível notar isso a partir do momento em que os vestidos rodados, blusas com detalhes românticos e acessórios elegantes são incorporados a elementos como transparência e recortes estratégicos. Não é uma sensualidade óbvia, a garota coquette é doce; ela cria um intrigante jogo de revela/esconde, onde sua expressão de sensualidade é velada”, destaca a consultora.

    O novo estilo remete ao significado original de sua palavra “Coquette”, cujas raízes remontam à França do século 17.

    De acordo com o Dicionário da Etimologia, a nomenclatura tem como significado “uma pessoa amorosa, que flerta e se apresenta como alguém atraente por meio do romantismo e da vaidade”.

    Grandes marcas da moda também apostam em roupas e acessórios “Coquette” em suas últimas linhas e desfiles, caso de Moschino, Carolina Herrera e Simone Rocha.

    Peças “Coquette” são vistas também em grandes marcas do mundo da moda / Reprodução/ Moschino// Reprodução Carolina Herrera// Reprodução/ Simone Rocha

    Gabi Rosa garante que essa tendência veio para ficar, uma vez que o público gosta de naturalidade e trends “fáceis” e simples, que tem cada vez mais ganhando espaço. “É uma tendência que conseguimos adaptar conforme o seu estilo próprio. O estilo Coquette trata-se de uma peça que promove a reivindicação da autoexpressão através da roupa”, ressalta a consultora.