Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Isabel Allende diz que livro “A Casa dos Espíritos” poderia ser ofensivo hoje

    O livro da escritora chilena completa 40 anos em 2022 e a autora afirma que muitos termos e palavras não poderiam ser publicados atualmente

    Camilo Egañada CNN

    A escritora chilena Isabel Allende afirmou em entrevista à CNN Espanhol, que nunca voltou a ler seu primeiro romance, “A Casa dos Espíritos”, um dos mais importantes livros da literatura latino-americana.

    Ele reconheceu que o mundo mudou muito nos últimos 40 anos desde a publicação, em 1982, e entende que aparecem em sua obra ideias, palavras e termos que podem ser ofensivos atualmente por não serem politicamente corretos.

    “Se um editor me pedisse para publicar novamente, eu reduziria o livro em muitas páginas”, disse ela. “Prefiro não pensar no que escrevi, porque não tem mais como corrigir.”

    Comentando sobre a expressão “politicamente incorreto”, Isabel afirmou que “o humor não tem mais sentido, porque o humor é sempre incorreto, é cruel, é irônico. Me parece que as coisas não são aceitáveis hoje”.

    Ainda na entrevista, ela falou sobre uma minissérie que será lançada em breve inspirada no livro e comentou sobre a adaptação para o cinema, de 1993, e que tem Meryl Streep, Jeremy Irons, Gleen Close, Wynona Ryder e Antonio Banderas no elenco.

    “Naquela época não podia ter uma filme comercial com êxito se não fosse em inglês. As pessoas não estavam acostumadas, tinham que ser com estrelas de Hollywood, porque se não reconhecessem os atores, nunca faria sucesso”, disse.

    “Foi todo filmado na Europa, com um elenco de Hollywood, e não tinha nada de América Latina ou Chile”, continuou.

    “Mas hoje está tudo muito mudado. Pode se fazer uma série, um filme, em qualquer idioma, que vão te assistir”, concluiu.

    A nova série terá 10 episódios e ainda está em fase de produção. A direção será da cineasta chilena Francisca Alegría.

    Tópicos