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    Depilação masculina: entenda por que higiene e cuidado masculinos estão em alta

    Mudança de paradigmas sobre autocuidado entre pessoas do sexo masculino foi auxiliada por maior atenção à saúde de acordo com especialistas

    Lil Nas X participa do desfile de moda Versace Fall-Winter 2023 Versace no Pacific Design Center em 9 de março em West Hollywood, Califórnia
    Lil Nas X participa do desfile de moda Versace Fall-Winter 2023 Versace no Pacific Design Center em 9 de março em West Hollywood, Califórnia Robert Smith/Patrick McMullan/Getty Images

    Teo van den Broekeda CNN

    A depilação masculina está em alta. De acordo com dados coletados pela empresa de informações de mercado Statista este ano, o mercado global de cuidados masculinos deve valer US$ 115 bilhões até 2028, acima dos quase US$ 80 bilhões em 2022. O mesmo mercado valia cerca de US$ 74,8 bilhões em 2021. Então, o que está por trás desse crescimento?

    Como uma criança dos anos 90, lembro-me vividamente da abordagem de tamanho único com a qual os produtos de cuidados pessoais masculinos eram vendidos durante o primeiro boom da higiene masculina — quando Gillette dominava o poleiro, o astro do futebol David Beckham era o metrossexual favorito de todos e os soros eram apenas um brilho nos olhos da indústria obcecada pelo regime de três etapas.

    Os produtos misturados com fortes aromas “masculinos” eram invariavelmente acondicionados em embalagens pretas – talvez com flashes de amarelo neon, azul ou verde – e a mensagem “múltiplas funções em uma” prevalecia. Partiu-se do pressuposto de que os homens pouco sabiam e pensavam sobre o ato “feminino” de autocuidado, tendo como foco, portanto, a conveniência acima de tudo.

    Hoje, graças à mudança das noções de masculinidade, à prevalência das mídias sociais e a uma série de bravos novos garotos-propaganda perpetuando a ideia de que não há problema em abraçar o autocuidado – e, por sua vez, a autoexpressão – como homem, o potencial para o novo crescimento empolgante no cenário de cuidados masculinos é nada menos que exponencial.

    Além das múltiplas mudanças de paradigma, no entanto, o crescimento da higiene masculina também foi auxiliado por uma disseminação mais ampla da educação sobre o assunto, de acordo com a dermatologista Dra. Maryam Zamani. “A higiene masculina teve uma expansão substancial porque os homens são mais instruídos a entender os problemas de pele e, consequentemente, estão usando produtos mais adequados às suas necessidades”, disse ela por e-mail. “A indústria de cuidados com a pele também ajudou a educar os homens sobre quais produtos devem usar em seus regimes.”

    Harry Styles comparece ao Brit Awards 2023 em 11 de fevereiro na O2 Arena em Londres / Karwai Tang/WireImage/Getty Images

    As marcas, por sua vez, estão se tornando mais inteligentes na maneira como comercializam para os homens, concentrando-se nos ingredientes ativos e na eficácia do produto, evitando embalagens hipérboles e abertamente “masculinas”. Considere o sucesso da The Ordinary, uma marca que vende produtos acessíveis com um único ingrediente em embalagens sem gênero. A empresa controladora do The Ordinary, Deciem, registrou lucros de US$ 460 milhões em 2021, e cerca de 38,68% dos visitantes de seu site são homens , de acordo com a agência de dados digitais Similar Web.

    “É verdade que os homens estão se tornando mais conscientes da importância de cuidar de sua pele (e estão mais abertos a investir em sua pele)”, disse a dermatologista Dra. Stefanie Williams por e-mail. “Mas eles permanecem minimalistas para a pele, optando por produtos básicos baseados em evidências, como retinóides com benefícios adicionais.”

    De acordo com a Dra. Caroline Brooks, fundadora da The Glass House, um salão e spa inclusivo com sede em Dubai, as áreas de crescimento mais significativas na indústria de cuidados masculinos são penteados, conjuntos de cuidados personalizados e cuidados com a barba. “Os homens estão investindo mais em produtos como óleos, bálsamos e condicionadores para manter os pelos faciais saudáveis ​​e estilosos”, disse Brooks. “Esta tendência é alimentada pelo desejo de uma aparência robusta, mas polida, e pela noção de que uma barba bem cuidada aumenta a masculinidade e a autoconfiança.”

    No entanto, são os cuidados com a pele que dominam, com o setor representando cerca de 45,6% do mercado global de cuidados masculinos. “Os homens estão percebendo a importância de cuidados adequados com a pele e estão adotando produtos de limpeza, hidratantes e antienvelhecimento”, diz Brooks. “Essa tendência é impulsionada por uma combinação de fatores, incluindo maior conscientização sobre os benefícios dos cuidados com a pele e mudanças nas normas sociais que incentivam os homens a cuidar de sua aparência”.

    Na China, “um mercado onde jovens famosos encaram o público de outdoors com pele aparentemente luminosa”, o mercado masculino de cuidados com a pele também está crescendo, Tiffany Ap informou recentemente para Business of Fashion , com analistas de mercado Foresight Industry Research prevendo um valor de mais de 20,7 bilhões de yuans (US$ 2,9 bilhões) até 2026, acima dos 12,5 bilhões de yuans (US$ 1,7 bilhão) em 2020.

    “Sustentar esse crescimento é uma forte tendência ascendente para esportes e exercícios”, escreveu Ap. “Durante os bloqueios do Covid-19 do ano passado, os cuidados com a pele tornaram-se mais um foco para homens e mulheres e, desde o levantamento das restrições, houve um forte desejo de entrar em forma e cuidar de si mesmo. Como resultado, muitas marcas estão educando os consumidores a fazer rotinas de cuidados com a pele antes ou depois dos esportes, com foco em produtos de limpeza, produtos anti-acne ou produtos com FPS.”

    Quando se trata da influência da mídia social no crescimento da aparência masculina, é o TikTok que lidera o ataque. Basta percorrer o aplicativo para tropeçar em inúmeros vídeos “prepare-se comigo” e “como fazer” demonstrando guias para obter os cortes de cabelo mais recentes, como o surgimento do “corte e-boy” impulsionado por Tikok – uma abordagem contemporânea da boy band central que dominou os anos 90.

    De acordo com a publicação do setor Cosmetics Business , houve um aumento de 389% em relação ao ano anterior nas exibições de vídeos do TikTok em termos de pesquisa de cuidados com a pele masculina como #menskincare (462 milhões) e #mensskincareroutine (28 milhões), enquanto a hashtag #mensgrooming recebeu 1,9 bilhão de visualizações. No Instagram, a última hashtag foi usada em cerca de 3,2 milhões de postagens.

    “A influência da mídia social nos padrões de beleza teve um impacto significativo na abordagem dos homens aos tratamentos cosméticos e cuidados com a pele”, disse o dermatologista Dr. David Jack. “Com a ascensão do Instagram e do TikTok, onde a aparência é fortemente enfatizada, descobri que os homens mais jovens se tornaram mais conscientes de sua aparência e estão cada vez mais buscando procedimentos cosméticos para aprimorar certos recursos.

    “Uma tendência notável que ganhou popularidade é o uso de Botox e preenchimentos, principalmente na área da mandíbula. Nos últimos anos, tenho visto a proporção de homens que agendam tratamentos em minha clínica aumentar significativamente. De fato, nossa última auditoria mostrou que os homens representam 32% do nosso grupo de pacientes.”

    A Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos informou que, nos últimos 20 anos, houve um salto de 99% no número de homens recebendo injetáveis, definidos pela The Plastic Surgery Clinic como “tratamentos não cirúrgicos e minimamente invasivos que podem melhorar sua aparência em uma forma muito sutil e natural.”

    Os cosméticos para homens também continuam a crescer em popularidade. Dados publicados pela Ipsos em março de 2022 sugerem que “15% dos homens heterossexuais de 18 a 65 anos nos EUA atualmente usam cosméticos e maquiagem masculinos; e outros 17% considerariam usá-lo no futuro.”

    Graças ao trabalho inovador de marcas como Pleasing, criado por Harry Styles para vender esmalte sem gênero, e linhas de maquiagem masculina dedicadas da Chanel e War Paint, esta nova fronteira do império de cuidados masculinos parece prestes a se expandir.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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