Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entenda por que não é indicado usar perfumes em roupas ou nos cabelos

    Produto pode danificar as roupas ou desidratar os cabelos; veja dicas para obter melhor aproveitamento

    Perfumes comuns não são indicados para roupas e cabelos
    Perfumes comuns não são indicados para roupas e cabelos Siora/Unsplash

    Renata Souzada CNN

    em São Paulo

    Os benefícios dos perfumes são maiores quando utilizados corretamente, afirmam especialistas. Por isso, borrifar as fragrâncias em peças de roupa ou nos cabelos, por exemplo, pode não ser a melhor ideia.

    No caso dos tecidos, o principal risco é de que a formulação dos cosméticos danifique as roupas, podendo causar manchas nas peças.

    “Não recomendo borrifar em roupas, porque a formulação dos perfumes não foi desenvolvida pensando nos tecidos. Você pode ter alguns que contêm alguns ingredientes, ou até mesmo corantes, que podem danificar a peça de roupa”, esclarece a especialista em perfumes Alessandra Zupo.

    A consultora explica que o uso de perfumes em roupas causa a impressão de maior fixação, devido a absorção mais profunda e evaporação mais lenta. No entanto, a “pele, é o local ideal para que o perfume seja aplicado, porque você vai acompanhar a evolução e as mudanças que esse perfume vai trazer”.

    Também não se indica o uso de perfumes para a pele nos cabelos. Isso porque a formulação convencional desses produtos inclui álcool, que pode danificar os fios.

    “O ideal é utilizar os perfumes próprios para cabelo, porque eles vão ter uma formulação compatível. Não vai danificar e pode até mesmo proporcionar uma hidratação ou algum benefício além da perfumação”, recomenda Zupo.

    Vale destacar que a busca pela perfumação gera resultados para a economia do país. Em 2022, o setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) cresceu 13,2%.

    O segmento de perfumaria foi o que apresentou o melhor desempenho, com aumento de 21% nas vendas ex-factory, segundo dados disponibilizados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

    Como obter o melhor resultado?

    A combinação entre locais apropriados e hidratação da pele é a fórmula do sucesso para a melhor fixação das fragrâncias, garante Zupo.

    “Dependendo do grau de hidratação da pele, você também consegue ter boas performances do perfume, com aumento do tempo de duração na pele. Isso acontece porque ocorrem algumas reações químicas, algumas ligações que vão acontecendo quando a pele está hidratada, com uma barreira cutânea intacta, explica.

    Sobre os melhores lugares para investir nas borrifadas, a especialista recomenda locais “mais quentes” do corpo, onde há grande circulação sanguínea, como os pulsos, atrás da orelha, pescoço e dobras dos joelhos.

    Veja também: Uso de animais em testes de cosméticos é proibido pelo governo