Empresa produz enfeites de Natal de ‘sereios’ gays para celebrar diversidade
Com mais de 300 opções, a December Diamonds busca gerar identificação com os clientes há 20 anos


O algoritmo “recomendado” da Amazon é uma força poderosa e misteriosa. Em um momento, ele mostra hidratantes faciais coreanos e decoração de escritório doméstico acessível e, no próximo, exibe um lindo enfeite de árvore de Natal de um tritão gay com uma placa “Black Lives Matter”, e sua vida muda para sempre.
Um único ‘sereio’ com consciência social é uma invenção encantadora. Mas há muitas outras opções: um tritão entregador de pacotes, um tritão bombeiro, um tritão que gosta de doces ou travessuras e aquele que homenageia especificamente a praia de Rehoboth, em Delaware – um destino popular para a comunidade LGBTQ.
Há 20 anos, uma empresa de decoração chamada December Diamonds projeta e produz enfeites que celebram a comunidade LGBTQ em estilo costeiro kitsch. Existem os mencionados tritões (ou ‘sereios’), uma coleção de peludos bípedes chamados “Poke the Bear” e uma linha mágica de fadas masculinas.
Os enfeites são apreciados por colecionadores de todo o mundo, e milhares de fãs nas redes sociais aguardam novos lançamentos, além de sugerir novos modelos. Eles são tão específicos quanto a decoração de Natal pode ser e, claro, isso é parte do charme para os colecionadores.
Mas também há mistério. Você não pode simplesmente olhar para um barman atrevido carinhosamente representado como um polvo na metade inferior e não se perguntar sobre as decisões que levaram à sua criação. Quem faz esses totens incomuns de alegria? E – não que estejamos reclamando – por quê?
Para a comunidade, pela comunidade
A December Diamonds foi fundada em 1999 e, nos primeiros anos, vendeu decoração de Natal comum, com temas costeiros. Então, em 2003, a empresa apresentou seu primeiro tritão: um garanhão louro e sem camisa chamado Nemo.
“O primeiro foi básico, muito grosseiro”, afirma Greg Jones, presidente da December Diamonds, à CNN. “Mas, então, eles começaram a evoluir e a se tornar um pouco mais voltados para a personalidade. Foi, então, que a comunidade gay realmente foi atrás disso.”
Jones comprou a December Diamonds em 2015 e usou sua habilidade como executivo de marketing e design de produto para apresentar uma nova visão para a empresa. Jones desenha todos os enfeites. É ele quem devemos agradecer por obras-primas como o “Sr. Beach Balls”, um tritão vestido com um traje de banho antigo, ou um cavalheiro agricultor chamado “Big N Tasty”.
“Você não encontrará esses enfeites na árvore de Natal de um homem heterossexual”, diz Jones.
Ele está constantemente pensando em novos conceitos para enfeites, e muitas de suas ideias vêm de suas próprias experiências, ou de sugestões de fãs.
“Estamos sempre recebendo e-mails e postagens de clientes no Facebook com sugestões. Os que têm como tema ocupações são geralmente os mais populares, e as pessoas estão sempre dizendo: ‘Precisamos de um comissário de bordo’, ‘precisamos de um cabeleireiro'”, acrescenta. “Acho que o maior apelo é que, não importa quem você seja, você encontrará um enfeite com o qual se identifica.”

Ao longo dos anos, Jones e sua equipe tiveram a consciência de adicionar mais diversidade corporal, etária e racial às suas ofertas. Caras peludos, com barriga de cerveja, galãs prateados, tritões e empregadas trans e todos os tipos de culturas estão representados nos mais de 300 enfeites que a December Diamonds produziu (alguns foram aposentados ou edições limitadas – Jones estima que haja cerca de 100 atualmente em produção).
Um dos designs favoritos de Jones é a edição do aniversário de 20 anos do Nemo, aquele primeiro enfeite de tritão.
“Neste ano, revisitei isso e fiz uma peça comemorativa. É exatamente o mesmo cara, a mesma pose, só que ele é 20 anos mais velho. Agora ele tem cabelos grisalhos e está um pouco mais grosso. Esse foi para todos os clientes que os colecionam e compram há anos.”
Jones também se inspira na vida real – as pessoas que conhece, as piadas que ele e seus amigos contam. O “Dr. Hipster”, um tritão cirurgião sexy, é baseado em um ortopedista de quadril da vida real. O enfeite Rehoboth Beach é uma homenagem à praia onde Jones costumava passar as férias.
“Posso estar sentado, tomando uma bebida com amigos, e ver alguém passar e pensar: ‘Oh, que ótima ideia para um enfeite'”.
Mas ser uma empresa que apoia e apela às comunidades gays por vezes significa mais do que enfeitos atrevidos e encantadores com nomes como “Daddy Duckie” ou “Flaming Bottom”.
“Tento não ser político quando posso”, diz Jones. “Mas a empresa é minha e, se não consigo fabricar os produtos que quero e apoiar as pessoas que quero apoiar, qual é o sentido?”
A December Diamonds ocasionalmente doa os lucros de enfeites especiais para causas que apoiam a comunidade LGBTQ. Peças como o tritão Black Lives Matter ou aquela com um chapéu que diz “Resista” acenam para causas de justiça social que nunca estão longe do discurso LGBTQ interseccional.
Poucos meses depois de Jones comprar a empresa em 2015, o tiroteio na boate Pulse em Orlando deixou o país de luto.
“Senti que deveria fazer alguma coisa, arrecadar dinheiro, fazer uma declaração. Mas a última coisa que eu gostaria de fazer é explorar isso”, afirma.
Ele apresentou a ideia de um enfeite para amigos e membros de sua comunidade profissional, cujo feedback foi extremamente positivo. Quando o enfeite – um tritão latino segurando um coração de arco-íris – foi revelado, Jones disse que a peça resultante trouxe lágrimas aos olhos de um cliente. Uma parte dos lucros foi para uma instituição de caridade com sede em Orlando, e o caminho de Jones foi traçado.

“Desde então, tenho pensado em tudo o que posso fazer para ser a voz da comunidade de uma forma positiva, mas sem ser ganancioso.”
A defesa de direitos é uma parte importante desse trabalho. Mas o mesmo acontece com a produção de pequenos enfeites sensuais, bobos e charmosos de funcionários dos correios, cirurgiões “gostosos”, gourmets, frequentadores regulares de Fire Island, casais felizes, ativistas políticos e himbos – gíria para um homem atraente, mas vazio. Aqui, toda identidade é digna de comemoração — e de lugar de destaque na árvore de Natal, claro.