Casal indiano planeja casamento no metaverso com inspiração em Harry Potter
No primeiro casamento digital da Índia, noivos vão convidar 2 mil pessoas e a festa será temática; pai da noiva, que morreu no ano passado, terá um avatar
Com a Covid-19 forçando famílias em toda a Índia a reduzir ou cancelar seus casamentos, um casal encontrou um local que não sofreu restrições para o grande dia: o metaverso.
Dinesh Sivakumar Padmavathi e Janaganandhini Ramaswamy, da cidade de Tamil Nadu, onde as cerimônias e festas de casamento estão limitadas a 100 pessoas, convidaram 2.000 para sua recepção virtual no próximo mês.
E como autoproclamados “Potterheads”, ou fãs de Harry Potter, os dois optaram por uma festa com tema de Hogwarts, em que os convidados poderão participar através de seus telefones, tablets ou laptops.
“Por causa da pandemia, um tipo de recepção física e real não é possível com o grande número de pessoas que queremos presentes”, contou Padmavathi, que atende pelo nome de Dinesh SP. “Então, decidimos: vamos fazer isso no metaverso.”
Metaverso é um termo usado para descrever ambientes virtuais 3D nos quais os usuários podem reunir e interagir. O noivo, um entusiasta de blockchain e criptomoeda de 24 anos, trabalhou com a plataforma de start-up TardiVerse para criar um espaço digital semelhante a um castelo inspirado em Hogwarts.
A cerimônia de casamento legal ainda acontecerá fisicamente na frente de amigos e parentes próximos na vila de Ramaswamy, no distrito de Krishnagiri de Tamil Nadu, a cerca de 270 quilômetros de Chennai. Mas depois, o casal irá se logar para participar de sua recepção, que está custando 150.000 rúpias indianas (US$ 2.016) – valor que eles desembolsaram para projetar, desenvolver e hospedar seus convidados.
O evento de uma hora verá os recém-casados se dirigirem virtualmente a seus convidados, que poderão explorar o castelo e personalizar a aparência e a roupa de seus avatares.
Além de poder convidar amigos e familiares que não poderiam comparecer, o casal disse que a celebração digital tem outra vantagem única: pode envolver o falecido pai de Ramaswamy nos procedimentos.
“Meu sogro faleceu em abril passado”, disse Padmavathi. “Então, estou criando um avatar 3D que se parece com ele, e ele vai abençoar a mim e minha noiva. Isso é algo que só podemos fazer no metaverso.”
Houve relatos de outros eventos de casamento do metaverso, incluindo um casal americano que realizou uma cerimônia física ao lado de uma digital na plataforma virtual, Virbela. Mas enquanto a lei indiana exige que as testemunhas estejam presentes nas cerimônias de casamento, Padmavathi acredita que sua recepção no metaverso será a primeira do tipo a ser realizada no país.
Tendo convencido sua noiva, uma trabalhadora de TI, da ideia, Padmavathi também tem a aprovação de seus pais para o evento não convencional.
“Desde a infância, trabalho com robótica, e no último ano tenho trabalhado em blockchain e mineração de Ethereum”, disse ele, acrescentando: “Então minha família sabe que gosto de tecnologia”.