Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Casa em favela de Belo Horizonte é premiada em concurso internacional de arquitetura

    Pela segunda vez na história do prêmio ArchDaily de "Casa do Ano", uma residência localizada em uma favela foi contemplada entre os vencedores

    Lucas Rochada CNN

    em São Paulo

    O reconhecimento das qualidades arquitetônicas de casas em favelas ainda é algo raro. Mas este cenário tende a apresentar mudanças, acompanhando evoluções do pensamento e do comportamento da sociedade.

    Pela segunda vez na história do prêmio ArchDaily de “Casa do Ano”, um concurso internacional de arquitetura, uma moradia localizada em uma favela foi contemplada com a premiação. Na edição deste ano, o prêmio foi para a Casa no Pomar do Cafezal, projetada pelo coletivo Levante, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. A casa foi construída para o músico e gestor cultural Kdu dos Anjos, que prefere chamá-la de “meu barraco”.

    A outra ocasião em que o prêmio contemplou uma residência em comunidade foi em 2016, quando a Casa Vila Matilde, do Terra e Tuma Arquitetos, levou a premiação. Nos dois casos, área reduzida, materiais simples e orçamento modesto não representaram um empecilho para um projeto arquitetônico de qualidade.

    O processo de seleção recebeu mais de 150 mil votos. Ao todo, 75 finalistas concorreram ao prêmio, que contemplou 15 construções em categorias diferentes.

    O concurso destaca a importância de se refletir sobre arquitetura em um mundo que enfrenta questões como crise climática, escassez de energia, densidade populacional, desigualdade social, escassez de moradias e urbanização acelerada.

    Entre os premiados também estão o Pavilhão Brasileiro na Expo Dubai 2020; a sede da CarmoCoffees, em Três Corações, Minas Gerais; a escola primária Jadgal, do Irã, o Hospital Universitário de Tânger, do Marrocos, e o Convento do Beato, em Portugal.

    A CNN entrou em contato com o artista Kdu dos Anjos e aguarda retorno.

    Pelo Twitter, o arquiteto comemorou o prêmio.