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    Bilionário australiano revive sonho de embarcar no Titanic II

    Clive Palmer, presidente da Blue Star Line, quer fazer uma réplica de navio que afundou em 1912

    Presidente da Blue Star Line, Clive Palmer quer construir Titanic II
    Presidente da Blue Star Line, Clive Palmer quer construir Titanic II Divulgação

    Hilary Whitemanda CNN

    Brisbane, na Austrália

    O bilionário australiano Clive Palmer relançou, nesta quarta-feira (12), seu projeto de construir o Titanic II, uma réplica do navio que afundou em 1912 com mais de 2.200 pessoas a bordo.

    Apenas cerca de 700 sobreviveram, criando para a história a viagem mais desastrosa do mundo e uma ideia para um bilionário com interesse em cruzeiros e dinheiro para gastar.

    Palmer lançou pela primeira vez os planos para o Titanic II em 2012 e novamente em 2018.

    O anúncio foi feito nesta quarta-feira, durante uma coletiva de imprensa na Ópera de Sydney, tendo como pano de fundo o famoso porto da cidade.

    Mais uma vez, a questão é por quê?

    “É muito mais divertido navegar no Titanic do que ficar sentado em casa contando meu dinheiro”, disse Palmer à mídia local com a honestidade de um homem que ganha quase meio bilhão de dólares em royalties de mineração todos os anos.

    Para Palmer a questão não é como ganhar dinheiro, mas onde gastá-lo.

    Quando ele apresentou pela primeira vez o sonho de construir uma versão mais dinâmica do Titanic, há mais de uma década, a opinião popular era de que ele era rico e excêntrico o suficiente para fazê-lo.

    Mas os ventos contrários da pandemia atingiram-no e o projeto multimilionário foi suspenso à medida que os portos fechavam e os passageiros reavaliavam a sua apetência pelo risco de serem colocados em quarentena no mar.

    Palmer, presidente da empresa Blue Star Line, que está por trás do projeto Titanic, também tinha outros assuntos em sua agenda.

    Nos últimos anos, ele iniciou vários processos judiciais contra governos estaduais e federais.

    Ele enfrentou o governo estadual da Austrália Ocidental por sua decisão de fechar suas fronteiras durante a pandemia. Outra perda do Tribunal Superior ocorreu quando ele pediu bilhões de dólares em indenização ao mesmo governo estadual pela decisão de bloquear seu acesso à indenização por um projeto de minério de ferro.

    Ele agora está levando isso a um tribunal internacional, pedindo quase US$ 200 bilhões (cerca de R$ 1 trilhão) em indenização do governo federal.

    Depois, há as suas candidaturas a cargos políticos, como fundador do Partido Austrália Unida, registado em 2018, cujas políticas incluíam uma Declaração de Direitos Australiana e proibições de confinamentos e mandatos de vacinas devido à Covid.

    Ele gastou milhões de dólares em publicidade com muito pouco retorno eleitoral, e o partido foi cancelado em 2022.

    Agora que a pandemia passou e os navios de cruzeiro estão mais uma vez no mar, Palmer disse que é o momento certo para reviver seu sonho do Titanic.

    “Temos o prazer de anunciar que, após atrasos globais imprevistos, reencontramos parceiros para dar vida ao sonho do Titanic II. Que comece a jornada”, disse Palmer em comunicado à imprensa.

    Os planos são muito semelhantes às iterações anteriores, verificados para garantir que cumprem os regulamentos atuais.

    Estão sendo solicitadas licitações, prevendo-se a confirmação de um construtor naval até o final do ano, para início das obras no primeiro trimestre de 2025.

    Neste momento, Palmer espera que os licitantes vencedores estejam baseados na Europa. Ele não acredita que os padrões chineses estejam à altura da tarefa, disse aos repórteres.

    No relançamento, sua equipe distribuiu um vídeo de oito minutos que já existe há vários anos, mostrando o layout do navio e como ficará cada sala, completo com atores vestidos com trajes de época.

    Os passageiros serão incentivados a vestir-se para os anos 1900, mas não é obrigatório, disse um porta-voz.

    O navio em si terá 269 metros de comprimento e 32,2 metros de largura, o que é um pouco mais largo que o original. A capacidade será de 2.345 passageiros distribuídos em nove decks com 835 cabines. Quase metade deles será reservada para passageiros de primeira classe.

    Os passageiros da terceira classe serão tratados com guisado e purê em mesas compridas em uma sala de jantar comunitária, como no barco original, embora um porta-voz tenha dito que outras refeições também estarão disponíveis para aqueles que desejam uma experiência menos autêntica.

    Mais de um século após o naufrágio do Titanic, pesquisadores e historiadores continuam cativados por sua história.

    A tragédia inspirou “Titanic”, filme de James Cameron, vencedor do Oscar de 1997, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, e fascinou exploradores amadores atraídos pelos destroços.

    Uma dessas missões terminou em tragédia em junho do ano passado, quando todos os cinco passageiros a bordo do submersível Titan morreram quando o navio sofreu uma implosão catastrófica a caminho dos destroços.

    Vídeo: Restos mortais são achados em destroços de submarino

    Palmer quer replicar o Titanic – sem o final trágico – e também quer a paz mundial.

    “Todos nós sabemos como fazer a guerra. Conseguimos exércitos e financiamos guerras. As pessoas sabem disso. Mas é muito mais difícil fazer a paz. Para fazer a paz você tem que persistir todos os dias. Você progride centímetro por centímetro”, disse ele no comunicado à imprensa.

    “Titanic II é algo que pode proporcionar paz. Pode ser um navio de paz entre todos os países do mundo.

    “Milhões sonharam em navegar nele, vê-lo no porto e vivenciar sua majestade única. O Titanic II será o navio onde esses sonhos se tornarão realidade”, disse Palmer.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

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