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    Aviões personalizados para super-ricos oferecem experiência de um iate; veja fotos

    Lufthansa Technik desenvolveu conceito de cabine de avião que se inspira em outro item obrigatório para os ricos - o superiate

    Karla Crippsda CNN

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    O fato de os mega-ricos se esforçarem ao máximo para personalizar seus aviões particulares de acordo com seus estilos de vida não é novo.

    E não estamos falando apenas do seu jato executivo médio. Por décadas, líderes mundiais, realeza e bilionários vêm equipando os tipos de aviões em que a maioria de nós voa comercialmente, feitos por empresas como Airbus e Boeing.

    Mas as opções na mesa estão ficando cada vez mais ousadas.

    Entre os líderes no jogo de personalização está a alemã Lufthansa Technik, que recentemente desenvolveu um conceito de cabine que se inspira em outro item obrigatório para os ricos – o superiate.

    De acordo com a empresa, o conceito de cabine VIP EXPLORER de fuselagem larga atende a dois desejos dos proprietários de aviões: levar seus aviões para praticamente qualquer lugar a qualquer hora, além de servir como acampamento base quando viajam – um lugar para dormir e também desfrutar de lazer atividades e excursões. Assim como um superiate.

    A equipe da Lufthansa Technik escolheu o Airbus A330 para mostrar o conceito e lançou uma série de renderizações que demonstram as possibilidades.

    Estes incluem os itens obrigatórios habituais, como quartos, banheiros, bares e áreas de jantar. Mas o destaque é sem dúvida a varanda retrátil – um piso na área da fuselagem dianteira que pode se estender para fora quando a aeronave está estacionada, a uma altura de cerca de quatro metros acima do pátio.

    Em segundo lugar está um sistema de projeção integrado em grande escala para conteúdo virtual. Ele se estende desde o cinto da janela, chegando até o teto. Os clientes podem selecionar sua própria iluminação e imagens, usando um sistema de projeção de alta tecnologia para criar cenas como florestas verdes e céus estrelados.

    O conceito EXPLORER foi lançado pela primeira vez em novembro de 2021, e a empresa apresentou recentemente uma nova adição em uma convenção de aviação em Genebra em maio – o BRABUS Adventure Lounge.

    O conceito coloca o lounge na parte traseira do deck inferior do A330, que pode ser visto do deck principal através de um piso de vidro.

    Mais uma vez, o superiate, com sua enorme garagem, foi a inspiração. Uma seleção de veículos pode ser armazenada no Adventure Lounge para uso após o pouso.

    Aeronave pode ter amplo espaço de armazenamento
    Aeronave pode ter amplo espaço de armazenamento / Lufthansa Technik AG / Divulgação

    O conceito apresenta uma edição limitada BRABUS 1300 R, criada em colaboração com a fabricante austríaca de motocicletas KTM.

    Wieland Timm, chefe de vendas de aeronaves VIP e de missão especial da Lufthansa Technik, disse à CNN por e-mail que o lounge apresenta apenas “um exemplo impressionante de como esse aspecto de exploração poderia ser” em voo.

    “As motocicletas de luxo são encenadas exclusivamente no deck inferior acessível”, explica. “Depois de desembarcados, eles podem ser descarregados e dão aos passageiros a liberdade de explorar o destino atual com mais detalhes.”

    Quanto ao motivo pelo qual a Lufthansa Technik selecionou o A330 para o conceito EXPLORER, Timm diz que esta aeronave clássica de fuselagem larga “oferece espaço suficiente para um grande número de novas ideias de cabine e também um alcance suficiente para atender aos desejos especiais do grupo-alvo EXPLORER”.

    No entanto, ele observa que um interior do tipo EXPLORER também pode ser instalado em outras aeronaves de fuselagem larga, como o Boeing 777.

    Varanda retrátil: um piso na área da fuselagem dianteira que pode se estender para fora quando a aeronave está estacionada, a uma altura de cerca de quatro metros acima do pátio
    Varanda retrátil: um piso na área da fuselagem dianteira que pode se estender para fora quando a aeronave está estacionada, a uma altura de cerca de quatro metros acima do pátio / Lufthansa Technik AG / Divulgação

    Quem está demonstrando interesse?

    Timm diz que o grupo-alvo para o conceito EXPLORER é composto por “os indivíduos ultra-ricos bastante ‘clássicos’ que viajam e exploram o mundo com o máximo luxo e – acima de tudo – privacidade, mas também operadores charter de tais viagens de luxo (oferecendo, por exemplo, viagens de volta ao mundo de 14 dias em uma faixa de preço de US$ 100.000 a US$ 200.000 por semana).”

    Ele diz que eles também esperam que alguns proprietários estejam adotando uma abordagem híbrida.

    “Por exemplo, um indivíduo rico que possui uma aeronave EXPLORER, mas a usa apenas por um mês do ano. No resto do ano, esse indivíduo também a fretará para outros operadores/usuários.”

    Até agora, a resposta tem sido extremamente positiva, diz ele, observando que eles já receberam perguntas de clientes que desejam implementar um ou mais dos dispositivos técnicos do EXPLORER em seus projetos de conclusão de cabine atuais ou futuros.

    Ele observa que é improvável que um proprietário de avião assuma todo o conceito como um todo, mas, como é tecnicamente viável, a cabine pode ser produzida como mostrado. Em vez disso, é provável que os clientes adaptem certos elementos de design de acordo com suas próprias necessidades.

    “A razão simples é que o negócio de Compleções VIP, especialmente para aeronaves de fuselagem larga, é altamente individual para atender às necessidades pessoais do proprietário… A grande maioria das aeronaves que completamos para nossos clientes são, portanto, verdadeiramente únicas.”

    Quão perto está da experiência de superiate?

    Dado que os superiates têm muito mais liberdade em termos de ancoragem e mobilidade, perguntamos a Timm quão comum é para os proprietários passarem a noite em seu avião enquanto ele está em solo em um aeroporto.

    Ele diz que vários aeroportos permitirão que eles estacionem suas aeronaves e virtualmente “vivam” lá por um certo período de tempo.

    “Alguns de nossos clientes já usam isso”, acrescenta. “Os motivos são vários e têm a ver com o fato de que esses clientes muitas vezes também usam a aeronave como seu espaço de escritório e, assim, recebem seus clientes no local.

    “Outros preferem ficar no avião durante a noite por razões de segurança. No caso de uso EXPLORER descrito, no entanto, o aeroporto funciona como base e ponto de partida para novas aventuras/explorações.”

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