Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Ano Novo astrológico: o que significa e o que muda?

    Cada pessoa pode sentir este momento de maneira diferente; entender este reinício pode fazer toda a diferença na forma como você conduz os próximos meses

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN

    Nesta quinta-feira, 20 de março, inicia-se o Ano Novo astrológico, período de transição e renovação, assim como o Réveillon. Diferente do calendário tradicional, esse novo ciclo não começa em 1º de janeiro, mas sim com a entrada do Sol no signo de Áries — o primeiro do zodíaco, iniciando um ciclo de 12 meses.

    Em 2025, esse evento acontece junto com o equinócio de outono no Hemisfério Sul e de primavera no Hemisfério Norte. É um momento de muita relevância para reinícios, tomadas de decisão e novos projetos.

    “Esse é o momento no qual a Terra está preparada para um novo ciclo. Ou seja, o Ano Novo astrológico condiz com as condições perfeitas da natureza para que possamos nos desfazer do que já não serve mais e iniciar uma nova fase de nossas vidas. O Sol já passou por todos os signos, finalizou sua rota e retornou ao primeiro signo, Áries, trazendo essa força para um novo começo, já que esse é o signo da iniciativa, de se lançar no mundo, se jogar, se arriscar, de criar novos projetos e plantar novas sementes”, explica a astróloga Sara Koimbra à CNN.

    Mas o que seria, de fato, o Ano Novo astrológico?

    Na astrologia, o início do ano não está atrelado a datas convencionais, mas sim ao movimento dos astros. O ponto de partida, conforme mencionado, se dá com o ingresso do Sol em Áries, que simboliza nascimento, impulso, ação e liderança — como se fosse um “reset” energético para todos os signos.

    Desta forma, Sara conta que nasce um período propício para surgirem novas maneiras pioneiras de se relacionar com a espiritualidade, movimentando a sociedade para um novo começo nesse sentido da percepção sutil da vida.

    “Temos grandes mudanças para o coletivo, principalmente como o ingresso de Netuno em Áries no dia 30 de março, já que este planeta demora cerca de 14 anos para trocar de signo. Com isso, ele vai falar muito sobre a nossa percepção imaginativa, as ilusões e também o amor universal. Outros planetas que falam sobre o coletivo também farão a mudança de signo durante esse ano, o que corrobora para tantas mudanças na sociedade”, diz.

    Energia de Áries: coragem e ação

    Áries é regido por Marte, planeta da ação e da coragem, o que imprime ao período um tom mais dinâmico e ousado. Com isso, é o momento propício para colocar planos em prática, sem medo de se arriscar.

    O caminho também está em sair da inércia e tomar atitudes que talvez tenham sido postergadas nos primeiros meses do ano convencional. Quem vinha sentindo certa estagnação, pode perceber um aumento na disposição e até mesmo vontade de agir.

    Rituais de renovação

    A especialista menciona que o melhor ritual para essa mudança que reinicia é deixar para trás o que não tem mais espaço, sejam questões materiais ou emocionais. Além de ser positivo realizar uma limpeza na própria residência e sua vida.

    Banhos de ervas como alecrim e arruda podem ajudar na limpeza energética. Acender uma vela vermelha — cor que pode representar a força de Áries — também pode simbolizar a força e a determinação para seguir seus propósitos.

    Inclusive, por ser um signo do elemento fogo, meditar com velas, praticar atividades físicas e visualizar seu “fogo interno” são formas de se alinhar com essa vibração.

    Signos e amuletos: saiba quais são os seus objetos de sorte e proteção

    Tópicos