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    Análise: Sydney Sweeney homenageou Marilyn com look do after-party do Oscar?

    Estrela de "Todos Menos Bocê" apostou em vestido usado por Angelina Jolie no Oscar em 2004

    Sydney Sweeney foi a festa da Vanity Fair depois do Oscar
    Sydney Sweeney foi a festa da Vanity Fair depois do Oscar Lionel Hahn/Getty Images

    Leah Dolanda CNN

    Havia algo estranho no visual de Sydney Sweeney na festa do Oscar da Vanity Fair no domingo (10).

    O ‘lob’ ondulado que ela adotou na semana passada foi cortado em deixou um cabelo macio e estourado; enquanto seu vestido de cor creme com decote frente única parecia mais estar flutuando sobre a grade do metrô do que arrastando-se ao longo de um tapete vermelho. Resumindo, a atriz de 26 anos tinha uma notável semelhança com Marilyn Monroe.

    Claro, Sweeney não é a primeira a tentar evocar a imagem da estrela mais famosa do mundo. Anna Nicole Smith, Kim Kardashian, Madonna, Beyoncé e até mesmo James Franco são apenas alguns que imitaram propositalmente o penteado platinado e os lábios escarlates de Monroe. Mas a homenagem prestada pela estrela de “Todos Menos Você” na noite de domingo foi mais comovente, mesmo que não tenha sido intencional.

    Na semana passada, Sweeney fez sua estreia como apresentadora do “Saturday Night Live” com uma série de piadas centradas em sua tipificação sexualizada, rumores de casos com colegas de elenco e o tamanho de seus seios.

    O episódio, que incluiu Sweeney aparecendo como garçonete do Hooters em um vídeo que já foi assistido 3,7 milhões de vezes no YouTube, desencadeou um acalorado debate online.

    Seriam os seios de Sweeney, como disse um redator do National Post do Canadá, “arautos duplo-D da morte dos acordados”? Em outras palavras, ao enquadrar o corpo de Sweeney como uma piada visual, o SNL estava sinalizando um retorno ao olhar e comentar sobre os corpos das mulheres?

    “Passamos anos sendo repreendidos por desejar ou admirar a beleza”, escreveu Amy Hamm, do National Post. “(Mas) com Sweeney, o que realmente importa é o seguinte: sexo vende.”

    Desde então, foi aberta a temporada de caça às piadas sobre seios de Sydney Sweeney, especialmente nos comentários nas postagens do ator no Instagram. Uma chuva de artigos de opinião reativos surgiu em resposta.

    “Deixe os seios de Sydney Sweeney fora disso”, escreveu The Cut. “O Saturday Night Live sujou Sydney Sweeney”, dizia a manchete de um artigo da Vanity Fair, que comparou assistir ao episódio de Sweeney a “assistir a Barbie antes de sua crise existencial”.

    Tudo isso contribui para a natureza comovente do visual pós-Oscar de Sweeney. A personificação de outra atriz explorada por Sweeney pretendia enviar uma mensagem à indústria? Não podemos ter certeza.

    Mas o vestido, um modelo de cetim Marc Bouwer usado por Angelina Jolie no Oscar em 2004, certamente provocou um estilo diferente em Sweeney, usado com olhos esfumados dourados e um corte romântico, em comparação com o delineador e as tatuagens de Jolie.

    Hoje em dia, é difícil uma referência a Marilyn Monroe não ser lida como melancólica. À medida que mais de sua história traumática vem à tona, as realizações estelares de Monroe e sua brilhante carreira de atriz foram, de certa forma, substituídas pela imagem de uma mulher perseguida e assediada por seu corpo.

    Ainda hoje, cinebiografias dedicadas a Monroe foram acusadas de perpetuar a exploração da estrela de cinema além do túmulo com “pornografia de trauma”. As roupas foram retiradas de seu guarda-roupa para exposições em museus e depois retiradas de exposições em museus para eventos no tapete vermelho.

    A pressão de ser considerado um “símbolo sexual” também foi explorada por outros mais recentemente.

    “Eu não era apenas famosa; eu era famosa por ser sexy”, escreveu a modelo e atriz Emily Ratajkowski em seu livro de estreia “My Body” (2021).

    “De muitas maneiras, fui inegavelmente recompensada por capitalizar a minha sexualidade, mas de outras maneiras, menos evidentes, senti-me objetificada e limitada pela minha posição no mundo como um sex symbol.”

    Embora poucos saibam como Sweeney realmente se sente sobre a conversa cultural que gira em torno de sua imagem desde a agora infame aparição no SNL, só podemos esperar que ela tenha participado da piada desde o início.

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