Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky promete vitória e “paz justa” em discurso que marca dois anos da guerra

    Presidente ucraniano gravou vídeo no campo de aviação de Hostomel, local que sofreu ataque das tropas russas no início do conflito

    Zelensky fala à população durante aniversário de 2 anos da guerra na Ucrânia, no campo de aviação de Hostomel
    Zelensky fala à população durante aniversário de 2 anos da guerra na Ucrânia, no campo de aviação de Hostomel Divulgação/Volodymyr Zelensy

    Da CNN

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um discurso aos ucranianos neste sábado (24) do campo de aviação Hostomel, local que testemunhou o início da invasão em grande escala da Rússia há dois anos.

    Destroços de aviões e equipamentos de aviação destruídos puderam ser vistos espalhados pelo campo no vídeo que Zelensky postou nas redes sociais.

    Durante a fala, ele agradeceu ao povo ucraniano pela bravura e pelos sacrifícios feitos durante os últimos dois anos.

    O chefe de Estado também insistiu que a Ucrânia terá sucesso e pediu que os cidadãos e soldados tenham esperança na vitória.

    “Hoje, infelizmente, cada um de nós tem alguém para guardar um momento de silêncio e honrar a memória. Juntos, inclinamos nossas cabeças; 730 dias de dor. Mas, ao mesmo tempo, 730 dias de esperança”, disse Zelensky.

    “Uma nação que sobreviveu aos primeiros três dias. E não caiu no quarto. E venceu no quinto dia. E então um mês. E então seis meses. E, agora, dois anos. Estamos lutando por isso. Por 730 dias de nossas vidas. E nós venceremos. No melhor dia das nossas vidas”, concluiu.

    As tropas aerotransportadas russas tentaram capturar o aeroporto Hostomel, localizado nos subúrbios de Kiev, em 24 de fevereiro de 2022, o primeiro dia da guerra.

    Em seguida, houve combates ferozes enquanto a Rússia tentava enviar paraquedistas para tomar a capital Kiev, a poucos quilômetros de distância.

    Hostomel, um símbolo da resistência ucraniana, foi escolhido como local para o encontro de autoridades ucranianas com líderes ocidentais neste sábado.

    *com informações da Reuters