Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky pede que Rússia seja excluída do Conselho de Segurança da ONU

    Presidente ucraniano relembrou durante discurso os últimos ataques direcionados aos civis no país

    Jen Deatonda CNN

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dirigiu-se ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (28), um dia após um ataque mortal a um shopping center no país, para pedir que a Rússia seja excluída da condição de membro permanente do grupo.

    Zelensky abriu o discurso dizendo que enquanto a ONU ainda não tinha uma definição legal do termo “estado terrorista”, acordada por todos os seus membros, e que a guerra “demonstra não apenas o significado do conceito, mas também a urgência necessidade de consagrá-lo legalmente no nível das Nações Unidas e punir qualquer estado terrorista”.

    Ele então examinou uma lista de ataques à Ucrânia desde o último sábado (25), incluindo o ataque a um prédio residencial em Kiev, um míssil no pátio de um jardim de infância no domingo (26), e um ataque com mísseis em um shopping center em Kremenchuk. “Aqueles que realizaram a greve não podiam saber que era em um shopping center”, acrescentou Zelensky.

    Zelensky continuou com uma lista de ataques adicionais nesta semana e nomeou as vítimas, incluindo crianças, idosos e mulheres. “Eu quero que você ouça os nomes”, disse ele.

    Ele então perguntou aos presentes: “quem de vocês não concorda que isso é terrorismo? Se em qualquer outra parte do mundo, qualquer organização agiu como a Rússia que está matando ucranianos, se um país matou algum povo pacífico, isso seria definitivamente reconhecido como terrorismo. Tal organização se tornaria um inimigo para toda a humanidade.”

    “Portanto, o que é punido ao nível dos criminosos concretos e das organizações criminosas não deve passar despercebido ao nível do Estado”, acrescentou.

    Zelensky então pediu ao Conselho de Segurança para expulsar a Rússia.

    “A carta da ONU confere ao Conselho de Segurança a responsabilidade primária pela manutenção da paz e segurança internacionais. O artigo 6 do capítulo 2 da Carta da ONU afirma claramente que um membro da ONU que tenha violado persistentemente os princípios contidos na presente Carta pode ser expulso da organização pela Assembleia Geral pelo Conselho de Segurança da ONU.”

    “Embora a Rússia esteja violando princípios fundamentais da ONU e da ordem jurídica internacional, ainda não é responsabilizada em nível global. Ainda permanece nas agências da ONU e até goza dos privilégios da cadeira que ocupa. A sede do membro permanente do Conselho de Segurança, que a Rússia ocupa exclusivamente devido à miopia dos políticos no final da Guerra Fria.”

    “A Rússia não tem o direito de participar da discussão de uma votação sobre a guerra na Ucrânia, que é não provocada e simplesmente colonialista por parte da Rússia. Exorto-vos a privar a delegação do Estado terrorista dos seus poderes na Assembleia Geral da ONU. Isso é possível. Isso é necessário. Isso é justo. A Rússia não tem o direito de permanecer no Conselho de Segurança”, finalizou Zelensky.

    Tópicos