“Zelensky foi traído pelo Ocidente e está sozinho”, diz professora da USP
Especialista em direito internacional destaca o fato de que o presidente da Ucrânia contava com apoios prometidos pela Otan que, após invasão russa, não vieram
Para a professora de direito internacional da Universidade de São Paulo (USP) Maristela Basso, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi abandonado pela forças do Ocidente após promessas de que teria apoio em uma eventual invasão russa ao país.
“É uma situação bem difícil para Zelensky porque ele foi, usando uma expressão grosseira, absolutamente traído pela Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e por seus ‘amigos’ do Ocidente –os Estados Unidos e a União Europeia, mas muito especialmente a Otan”, disse Basso, em entrevista à CNN neste sábado (5).
Ela destaca o fato de a Otan estar resistindo em enviar tropas de apoio e também ter se negado a apoiar a Ucrânia em uma ação de fechamento de seu espaço aéreo, um pedido do país para evitar ataques russos via ar.
“O secretário-geral da Otan veio a público antes da invasão inúmeras vezes, dizendo que a Ucrânia não era membro mas podia contar com a parceria da aliança numa eventual invasão russa”, disse a professora. “Agora, Zelensky está sozinho.”
Confira a íntegra da entrevista no vídeo acima.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”707809″ title_galeria=”Barricadas, trincheiras e molotov: moradores defendem cidade ao redor de usina”/]
*Texto publicado por Juliana Elias