Contraofensiva da Ucrânia está avançando “não importa o que digam”, diz Zelensky
Presidente ucraniano ecoa falas do ministro das Relações Exteriores do país que afirmou que "as coisas estão caminhando na direção certa"
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado (2) que a contra-ofensiva de Kiev está “avançando”, depois de obter alguns pequenos ganhos em sua campanha para recuperar o território tomado pela Rússia.
“As forças ucranianas estão avançando. Apesar de tudo e não importa o que digam, estamos avançando, e isso é o mais importante. Estamos em movimento”, disse Zelenksy na rede social X, anteriormente conhecido como Twitter.
Não está claro a quem Zelensky se refere exatamente, mas a contraofensiva que a Ucrânia começou no início deste ano ainda não fez avanço significativo. No mês passado, autoridades ocidentais descreveram as atualizações sobre o seu progresso como “preocupantes”.
Nesta semana, as forças ucranianas relataram a violação da primeira linha das defesas russas no sul.
A declaração de Zelensky ecoa o que o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse à CNN, na sexta-feira (1º). Kuleba disse que os parceiros da Ucrânia, incluindo os Estados Unidos, “compreendem que as coisas estão caminhando na direção certa” e que não há “abrandamento” no progresso.
E acrescentou que aqueles que criticam o ritmo da contra-ofensiva deveriam prestar maior atenção aos soldados que a lideram.
“Qual é a sensação quando você volta da missão e pega seu telefone, abre-o e começa a ler todas as pessoas inteligentes dizendo como você é lento e que não está indo bem o suficiente?” Kuleba disse.
VEJA TAMBÉM: Rússia x Ucrânia: drones são a principal arma usada pelos dois países