Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky diz que cessar-fogo pode ser usado para elaborar plano de paz

    Estados Unidos propuseram trégua de 30 dias entre Kiev e Moscou; resolução será apresentada para a Rússia

    Olena Harmashda Reuters

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky saudou nesta quarta-feira (12) uma reunião entre os Estados Unidos e a Ucrânia que teve como o objetivo acabar com a invasão da Rússia e afirmou que um cessar-fogo proposto poderia ser usado para elaborar um acordo de paz mais amplo.

    Os EUA declararam na terça-feira (11) que estavam retomando a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência com Kiev após autoridades americanas e da Ucrânia concordarem com um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, após o encontro na Arábia Saudita.

    “Estou muito sério (sobre um cessar-fogo) e para mim é importante acabar com a guerra”, ressaltou Zelensky durante uma entrevista, onde falou sobre a retomada da ajuda e inteligência dos EUA como muito positiva.

    Estamos prontos para um cessar-fogo por 30 dias, conforme proposto pelo lado americano.”

    O líder ucraniano acrescentou que a reunião em Jeddah ajudou a “acalmar” as tensões entre os Estados Unidos e a Ucrânia após um confronto na Casa Branca entre ele e o presidente Donald Trump no mês passado.

    O Secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou após as negociações na Arábia Saudita que os EUA agora levariam a oferta à Rússia, e que a bola estava na quadra de Moscou.

    O governo russo disse nesta quarta-feira que estava aguardando detalhes de Washington sobre a proposta de trégua de 30 dias.

    Tópicos