Xi Jinping é comparado a Mao em resolução de 100 anos do PCCh; leia trechos
Documento oficial do partido descreve Xi Jinping como líder da China no século 21, e abre caminho para dar terceiro mandato ao atual presidente
Em meio às especulações sobre um terceiro mandato para Xi Jinping e negociações para que ele sente à mesa com Joe Biden num sinal de trégua e produção de um acordo climático entre as duas potências, o Partido Comunista Chinês (PCCh) lançou a resolução dos 100 anos da organização abrindo caminho para que o atual presidente continue no poder.
O documento descreve o atual presidente como o responsável pelo aprofundamento da reestruturação dos sistema político e econômico da China, iniciado nos anos 1970, e equipara o nome do atual presidente ao de figuras como Mao Tsé-Tung e Deng Xiaoping, os dois maiores líderes do partido desde a sua fundação, em 1921.
“O Bureau Político manteve erguida a grande bandeira do socialismo com características chinesas; seguiu a orientação do Marxismo-Leninismo, do Pensamento de Mao Zedong, da Teoria de Deng Xiaoping (…) e do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era”, diz o partido.
O Comitê Central decidiu que convocará o vigésimo Congresso Nacional em Pequim para o segundo semestre de 2022, “com o camarada Xi Jinping em seu núcleo” e que é tarefa dos membros do partido “implementar totalmente o pensamento de Xi Jinping”, o que explicita a intenção do partido de manter Xi em um terceiro mandato.
O comitê, que reuniu 348 membros, ressalta o que chama de “reformas mais amplas e profundas em todas as áreas” realizadas por Xi Jinping desde 2013, quando assumiu. “O sistema de socialismo com características chinesas está agora mais maduro e bem definido”, diz o documento.
E, nessa perspectiva, de reformador, o líder atual se aproxima mais de Deng Xiaoping, que iniciou as reformas estruturais a partir de 1978, do que do líder revolucionário Mao Tsé-Tung, que ocupou o poder de 1949, com o movimento da revolução cultural, até a sua morte, em 1976.
Apesar de atribuir os méritos de Xi ao potencial de aprofundar as reformas na China, o partido declara que a ascensão do país, de uma das economias mais pobres da Ásia na primeira metade do século 20, ao degrau de segunda maior economia do mundo no início do século 21 está relacionada à permanência do “comprometimento com os ideais comunistas e convicções socialistas”.
Leia os trechos mais importantes da resolução.
Condução da pandemia
“O ambiente externo ficou cada vez mais complexo e grave no último ano sob o impacto combinado de mudanças mundiais em uma escala nunca vista em um século e da pandemia global de coronavírus, enquanto a China enfrentou tarefas extremamente árduas na prevenção e controle da Covid-19, bem como no desenvolvimento econômico e social no país. O Bureau Político manteve erguida a grande bandeira do socialismo com características chinesas e seguiu a orientação do Marxismo-Leninismo, do Pensamento de Mao Zedong, da Teoria de Deng Xiaoping (…) e do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era”
Desenvolvimento econômico
“Nosso desenvolvimento econômico tornou-se muito mais equilibrado, coordenado e sustentável. A força econômica, a influência científica e tecnológica e a força nacional composta da China alcançaram novos patamares. Nossa economia está agora em um caminho de desenvolvimento de alta qualidade que é mais eficiente, equitativo, sustentável e seguro.”
Autossuficiência
“O Bureau Político (…) continuou a seguir o princípio geral de buscar o progresso ao mesmo tempo em que garante a estabilidade; aplicou plenamente a nova filosofia de desenvolvimento e acelerou os esforços para promover um novo padrão de desenvolvimento. A economia manteve um bom ritmo, avanços positivos foram feitos na construção da autossuficiência científica e tecnológica da China e mais progresso foi alcançado em reformas e abertura.”
“Vitória sobre a pobreza” e avanços diplomáticos
Uma vitória completa foi assegurada na luta contra a pobreza conforme programado, o bem-estar do povo melhorou ainda mais, a estabilidade social foi mantida; progressos constantes foram feitos na modernização da defesa nacional e das forças armadas; e a diplomacia dos principais países da China avançou todas as frentes.
Posição no mundo
“As principais tarefas do Partido no período da revolução da nova democracia eram se opor ao imperialismo, o feudalismo e o capitalismo-burocrata, buscar a independência nacional e a libertação do povo e criar as condições sociais fundamentais para a realização rejuvenescimento nacional.”
Hong Kong e Taiwan
“O Comitê Central adoptou uma série de medidas para abordar os sintomas e as causas profundas de questões relevantes e implementou de forma resoluta o princípio de que Hong Kong e Macau devem ser regidos por patriotas. Essas medidas ajudaram a restaurar a ordem em Hong Kong e a garantir uma mudança para melhor na região (…) Nós nos opomos firmemente às atividades separatistas que buscam a ‘independência de Taiwan’. Nós nos opomos firmemente à interferência estrangeira.”
“Democracia popular”
“No que diz respeito ao trabalho político, desenvolvemos ativamente a democracia popular em todo o processo, fizemos esforços abrangentes para melhorar as instituições, padrões e procedimentos da democracia socialista da China e demos um melhor andamento aos pontos fortes do sistema político socialista chinês em um esforço para consolidar e desenvolver estabilidade política, unidade e dinamismo.”
Participação popular
“A participação pública na governança social está crescendo; a governança social é mais inteligente, mais baseada na lei e mais especializada. Continuamos a desenvolver uma atmosfera sólida na qual as pessoas podem viver e trabalhar em paz e com alegria, e a estabilidade social e a ordem prevalecem. Como resultado, o milagre da estabilidade social de longo prazo da China continuou.”
Defesa nacional
“As Forças Armadas do povo passaram por uma reestruturação revolucionária completa em preparação para a próxima etapa, enquanto nossas capacidades de defesa cresceram em sintonia com nossa força econômica (…) Os militares (…) tomaram ações concretas para salvaguardar nossa soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento (…) Aumentamos a segurança em todas as frentes e resistimos aos muitos riscos, desafios e provações políticas, econômicas, ideológicas e naturais.”
Século 21 e a liderança de Xi
“[Xi Jinping] é o principal fundador do (…) Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era. Este é o Marxismo da China contemporânea e do século 21. Ele incorpora o melhor da cultura e do ethos chineses em nossos tempos e representa um novo avanço na adaptação do marxismo ao contexto chinês (…) O Partido estabeleceu a posição central do Camarada Xi Jinping no Comitê Central do Partido e no Partido como um todo e definiu o papel orientador do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era.”