Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Xi Jinping deve vir ao Brasil em novembro para reunião do G20

    Mauro Vieira e Geraldo Alckmin também devem visitar a China em 2024

    Presidente chinês, Xi Jinping
    Presidente chinês, Xi Jinping 17/10/2023Sputnik/Serguéi Savostyanov/Pool vía REUTERS

    João RosaTiago Tortellada CNN

    em Brasília e São Paulo

    O presidente da China, Xi Jinping, deve visitar o Brasil em novembro, durante os encontros do G20, conforme disse Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores brasileiro.

    A declaração aconteceu após reunião com o chanceler chinês, Wang Yi. Vieira ressaltou que mais encontros com autoridades do país asiático estão previstas para este ano.

    “Trabalharemos em conjunto para que essa série de encontros tenha seu ápice em novembro, com uma visita de Estado do presidente Xi Jinping ao Brasil, no contexto de sua participação na cúpula do G20 do dia 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro”, afirmou.

    Além disso, o vice-presidente Geraldo Alckmin deve encontrar com o vice-presidente da China, Han Zheng, em junho, durante a 7° sessão plenária da comissão sino-brasileira de concertação cooperação (Cospan).

    Mauro Vieira também aceitou um convite feito por Wang Yi para uma visita a Pequim, “em aproximadamente três meses”.

    Apoio ao princípio “Uma Só China”

    O ministro brasileiro também reafirmou o apoio “consistente e inequívoco” do Brasil ao princípio chamado política de “Uma Só China”.

    Essa doutrina reconhece que o governo central em Pequim representa toda a China e que Taiwan faz parte do território chinês.

    Essa declaração acontece menos de uma semana após as eleições presidenciais em Taiwan, nas quais o partido que venceu é favorável à independência da ilha.

    Logo após o pleito, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou que seu governo também não apoia a independência de Taiwan.

    *com informações de Pedro Nogueira, da CNN