Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    William Waack

    WW: Presidente da Ipsos avalia primeiras projeções na apuração dos votos na eleição dos EUA

    Clifford Young analisa início da apuração dos votos na disputa eleitoral americana, indicando desempenho inferior de Harris

    Da CNN

    As primeiras projeções da apuração dos votos das eleições americanas indicam que a vice-presidente Kamala Harris pode estar enfrentando desafios em sua campanha para as primárias do Partido Democrata. A avaliação é do presidente da Ipsos, nos Estados Unidos, Clifford Young, em participação no WW nesta terça-feira (5).

    De acordo com o presidente da Ipsos, os dados preliminares sugerem que Harris está com um desempenho inferior ao de Joe Biden em 2020.

    “Nós estamos vendo nesse momento que a Harris está atrás de Biden por 6 a 8 pontos”, afirmou Young, ressaltando que ainda é cedo para conclusões definitivas.

    Comparações com eleições anteriores

    O analista explicou que a equipe da Ipsos está focada em comparar o desempenho atual dos candidatos com os resultados das eleições de 2020 e 2016.

    “O tipo de análise que a Ipsos quer determinar neste momento é saber a que ponto a Harris ou o Trump está à frente ou atrás da contagem de 2020? Obviamente a gente já falou que é bem cedo para determinar, não dá para dizer, mas este é o nosso foco nesse momento”, esclareceu Young.

    Apesar de utilizar as eleições anteriores como parâmetro, o presidente da Ipsos alertou sobre os riscos de se basear exclusivamente em benchmarks [indicadores] passados.

    “Tem que tomar cuidado, porque tendo um benchmark é perigoso”, advertiu, citando mudanças demográficas em estados como a Flórida como exemplo de fatores que podem alterar significativamente o cenário eleitoral.

    Expectativas e análises em andamento

    Young ressaltou que o desempenho atual de Harris está dentro das expectativas dos analistas. “Ninguém tinha expectativa que Harris teria um desempenho igual a Biden, algo talvez entre 2020 e 2016. Pelo menos por enquanto, os dados mostram isso”, explicou.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos