Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: Biden e Xi Jinping vão conseguir resolver alguma coisa?

    Desde a última visita, ordem internacional estabelecida e defendida pelos EUA ficou no passado, desafiada principalmente pela China

    William Waackda CNN , São Paulo

    O presidente da China, Xi Jinping, chegou, nesta terça-feira (13), a São Francisco, nos Estados Unidos.

    É a primeira vez que o homem forte da China visita o território americano nos últimos seis anos. Em 2017, Xi Jinping encontrou-se na Flórida com o então presidente Donald Trump.

    De lá para cá o mundo mudou muito, e a ordem internacional estabelecida e defendida pelos Estados Unidos ficou no passado, desafiada principalmente pela China.

    As relações entre as duas maiores potências do planeta nunca estiveram tão ruins, agravando-se consideravelmente por conta de dois eventos recentes: as guerras na Ucrânia e em Gaza.

    Dois grandes contenciosos que vêm se tornando mais graves nos últimos anos são o cerco tecnológico montado pelos Estados Unidos contra a China e a agressiva postura da China frente a Taiwan.

    Sem dúvida, Xi Jinping e Joe Biden têm muito para tratar. A dúvida é se conseguem resolver alguma coisa.

    Há sinais de que a China e os Estados Unidos estabeleceram uma série de diálogos no campo financeiro e militar nas últimas semanas, bem como canais diplomáticos diante da guerra em Gaza. Aparentemente, não interessa a nenhuma das duas maiores potências que o conflito se espalhe de forma incontrolável.

    Era isso também que se dizia quando Xi Jinping e Biden se encontraram pessoalmente pela última vez, há quase um ano. Falava-se de um “chão” para evitar que as coisas se deteriorassem entre Pequim e Washington. O que aconteceu foi o contrário.

    Tópicos