Vulcão Kilauea volta a entrar em erupção no Havaí
Nova erupção foi registrada nesta quarta-feira (29); mídia local relata que não há perigo imediato aos residentes da ilha
- 1 de 6
Fissuras que se abriram na parede oeste da cratera Halema'uma'u durante a erupção que começou nesta quarta-feira (29) no vulcão Kilauea, no Havaí • M. Patrick / USGS (29.set.2021)
- 2 de 6
O vulcão Kilauea em erupção nesta quarta-feira (29); cientistas monitoram situação atual • D. Downs / USGS (29.set.2021)
- 3 de 6
Uma das fontes de lava após a erupção do vulcão Kilauea nesta quarta-feira (29); cientistas monitoram a situação do vulcão • M. Patrick / USGS (29.set.2021)
-
- 4 de 6
A erupção contínua no pico Kilauea – dentro da cratera Halema'uma'u – continua a alimentar fontes baixas de lava • M. Patrick / USGS (29.set.2021)
- 5 de 6
Vista geral da lava na cratera Halema'uma'u do vulcão Kilauea, no Havaí • USGS via Reuters (29.set.2021)
- 6 de 6
O vulcão Kilauea, no Havaí, antes (à esquerda) e depois da erupção (à direita) desta quarta-feira (29) • Reprodução / USGS Volcanoes (29.set.2021)
-
O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção com “força total” na noite desta quarta-feira (29), de acordo com o U.S. Geological Survey (USGS).
A mídia local relata que a erupção não representava perigo imediato para os residentes.
“O que antes era um lago de lava em resfriamento, agora é uma nova erupção de fissura”, disse o USGS em um tuíte.
O U.S. Geological Survey Hawaiian Volcano Observatory (HVO) elevou o nível de alerta do vulcão Kilauea de “Watch” (em observação) para “Warning” (aviso) e seu código de cores de aviação foi alterado de “laranja” para “vermelho”.
Os riscos associados a esta nova erupção estão sendo avaliados, informou o USGS.
O último nível de alerta e código de cor indicam que uma erupção perigosa é “iminente, em andamento ou suspeita”, de acordo com o site do USGS.
Em dezembro, o Kilauea entrou em erupção durante a noite e o fato seguido por um terremoto que atingiu o flanco sul do vulcão.