Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Vou entrar no meu quarto e chorar muito”, diz brasileiro após ser repatriado de Israel

    Repatriado estava no primeiro voo que trouxe brasileiro de Israel e pousou em Brasília nesta quarta-feira (11)

    Flávio Ismerimda CNN , São Paulo

    O brasileiro Rogério Silva, que estava no primeiro voo de repatriados que chegou de Israel nesta quarta-feira (11), relatou momentos de tensão durante a guerra e revelou que choraria de alívio quando entrasse em seu quarto.

    “É terrível você estar num lugar e ouvir aquela sirene tocar e todo mundo parar, sair correndo. Você não tem onde se abrigar porque você não tem ideia. Saindo daqui eu vou pra casa, vou entrar no meu quarto e vou chorar muito. Vai ser a hora de eu me encontrar comigo mesmo. Até então, vocês estão vendo um homem forte aqui”, afirmou Rogério.

    Primeiro voo chegou ao Brasil nesta quarta

    A primeira aeronave da FAB com brasileiros que estavam em Israel pousou em Brasília nesta quarta-feira, por volta das 4h08.

    O pouso ocorreu na Base Aérea de Brasília (BABR), como parte da “Operação Voltando em Paz”, do governo federal.

    Foram trazidos 211 brasileiros resgatados da guerra de Israel, iniciada na madrugada do último sábado (7), após ataque do grupo extremista Hamas.

    O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que o governo federal, orientado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), repatriará todos os brasileiros que quiserem sair da zona da guerra entre Israel e Hamas.

    “Vamos trazer todos os brasileiros que estão na região. O Itamaraty já está fazendo contato com países vizinhos para ver se nós deslocamos os outros brasileiros que estão no entorno”, declarou o ministro.

    De acordo com o Itamaraty, o chancelar do Egito prometeu esforços para a abertura da passagem de Rafah, única divisa da região de Gaza com outro país além de Israel.

    Estima-se que cerca de 60 brasileiros estejam na Faixa de Gaza, território palestino. Pelo menos 26 já pediram repatriação.

    A saída pelo Egito dos brasileiros em Gaza é considerada a melhor solução pela diplomacia brasileira, diante da dificuldade de acesso ao local. A intenção é que esses brasileiros consigam ser retirados em um ônibus e sejam levados até um voo da FAB, no Egito, para o regresso ao Brasil.

    Veja também: Avião com repatriados de Israel chega ao Rio de Janeiro

    Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”3485857″ title_galeria=”Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas”/]

    Tópicos