Vladimir Putin encerra visita à Coreia do Norte e segue para o Vietnã; veja
Líder russo assinou pacto de defesa mútua com Kim Jong-un
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concluiu nesta quarta-feira (19) uma visita de Estado à Coreia do Norte, na qual ele e Kim Jong-un assinaram um acordo de parceria descrito por ambos como sendo de natureza defensiva e sem ameaça a ninguém.
O pacto preocupou o Ocidente, que vê a medida como uma ameaça à segurança regional e global, já que Kim apoiou a “operação militar especial” russa na Ucrânia.
Veja Putin deixando a Coreia do Norte:
Além disso, a Rússia é vista como aliada potencial de Pyongyang em um possível confronto com a Coreia do Sul.
Os dois líderes passaram mais de 10 horas juntos, de acordo com a agência de notícias TASS.
Depois de 21 horas na Coreia do Norte, Putin partiu para Hanói, capital do Vietnã. Segundo a imprensa estatal russa, ele já pousou em território vietnamita.
O Vietnã é a parada final em sua viagem pela Ásia.
Reuniões e passeio de limusine
Os dois líderes tiveram reuniões, compareceram à cerimônia de coroas de flores no memorial aos soldados do Exército Vermelho mortos na libertação da Coreia na Segunda Guerra Mundial e deram um passeio em uma limusine.
Kim descreveu Putin como “o amigo mais querido do povo coreano”, e Putin agradeceu à Coreia do Norte e seu governo por sua “posição equilibrada” em relação à “situação na direção ucraniana”.
Durante a recepção em Pyongyang, Putin afirmou que a Rússia e a Coreia do Norte estão juntas, resistindo ao “hegemonismo e às práticas coloniais dos EUA e seus satélites”.
Veja imagens de Putin e Kim em limusine:
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”8570645″ title_galeria=”Veja fotos de Putin e Kim Jong-un passeando de limusine”/]